Gestão de frotas: como aplicar o ciclo PDCA na rotina da transportadora

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O ciclo PDCA é um método utilizado por diversas empresas para organizar melhor sua rotina, identificar erros e corrigi-los antes de ocorrer um furo nos processos.

PDCA é uma sigla que vem das palavras em inglês: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Analisar/Verificar) e Action (Agir/Corrigir).

No artigo de hoje você vai entender como aplicar esse ciclo na rotina da transportadora com situações que poderiam acontecer a qualquer momento.

Boa leitura!

Aplicando o ciclo PDCA na rotina da empresa

Imagine que uma transportadora é responsável pela logística e entrega dos produtos de uma loja de departamentos.

Esse é um dos segmentos com mais movimentação no mercado hoje em dia e o transporte é um fator imprescindível para que a marca se solidifique no mercado.

Eis que essa transportadora está com um nota péssima e com muitas reclamações sobre a demora da entrega, custo do frete, atenção do motorista e atendimento do suporte.

Como você, gestor, resolveria essa situação?

Vamos aplicar o ciclo PDCA para resolver o problema?

Planejamento

A primeira coisa que o gestor dessa transportadora precisa fazer é elencar todas as reclamações e problemas que estão acontecendo e afetando as entregas.

  • Demora na entrega
  • Custo de frete
  • Atenção do motorista
  • Atendimento do suporte

Certo, agora que os problemas já foram colocados de maneira clara, uma das alternativas para resolução é ouvir a sua equipe.

Agende uma reunião, bata ponto por ponto dos problemas e escute as possíveis soluções e ideias que cada um der. Anote todas elas e tome decisões com dados e relatórios em mãos.

Fazer

Essa é uma das etapas mais importantes do processo de otimização e resolução da rotina da transportadora.

Agora que você já colocou os problemas em pauta e ouviu as possíveis soluções, está na hora de elencar quais são realmente efetivas, traçar uma meta, um prazo a ser cumprido e colocar o plano em ação.

Analisar/Verificar

Chegou a data que estava marcada para finalizar a meta.

Durante esse período o gestor deve monitorar todas as situações para quando chegar na etapa de análise, entender o que deu certo, o que não deu e por que não foi efetivo.

Assim, você já pode ir para a próxima etapa com mais clareza sobre o que fazer e onde mudar a estratégia.

Agir/Corrigir

Com mais clareza sobre qual solução é realmente efetiva, nessa última etapa do ciclo PDCA, o gestor pode implementar boas práticas que garantem o bom funcionamento dos problemas que foram resolvidos.

Gestão de Frotas

Através do ciclo PDCA, o gestor tem mais segurança sobre o que e como fazer para resolver os desafios que acontecem no dia a dia.

Porém, para que a estratégia realmente funcione, a empresa precisa ter dados e relatórios claros sobre cada passo dado dentro da transportadora.

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