Tecnologia e gestão de frotas: por que investir em um sistema moderno para a sua empresa de transporte?

Conteúdo do artigo

Investir em processos operacionais mais ágeis e eficientes é, sem dúvidas, um dos principais objetivos de companhias de todos os ramos. A tecnologia, portanto, é uma excelente aliada, especialmente no que se refere à gestão de frotas realizada por empresas de transporte. Neste texto, você vai conhecer os principais sistemas disponíveis no mercado, bem como seus benefícios.

Atualmente, a tecnologia está presente em praticamente todas as atividades do dia a dia dos indivíduos. Para as empresas, o cenário é semelhante, uma vez que as soluções trazidas pelos avanços tecnológicos possibilitam processos operacionais mais ágeis, eficientes e, muitas vezes, mais baratos. Para as empresas de transporte, esses sistemas são úteis, principalmente, para a gestão de frotas.

Gerenciar uma frota de veículos é, sem dúvidas, um grande desafio para empresas de todos os portes. Contudo, essa tarefa se torna ainda mais complexa quando os profissionais responsáveis não dispõem dos recursos necessários para otimizar sua rotina. 

Em boa parte dos casos, por exemplo, a gestão de frotas é realizada por meio de arquivos simples, criados a partir de softwares simples e não especializados, como o Microsoft Word e o Microsoft Excel. Esse método, além de não ser escalável, é pouco seguro, já que as informações podem ser facilmente perdidas, deletadas e até mesmo roubadas.

Para que esses problemas não estejam mais presentes no dia a dia dos gestores de frota, a principal recomendação é que a empresa invista na contratação de um software especializado na gestão dos veículos.

O que é e para que serve um software de gestão de frotas?

Um software de gestão de frotas consiste em uma tecnologia avançada, que permite que empresas de portes pequeno, médio e grande otimizem suas atividades e seus processos operacionais. 

Com um sistema dedicado à gestão de frotas de veículos, é possível, por exemplo, encontrar todas as informações sobre os automóveis em um único lugar. Ao contrário de arquivos elaborados à mão em softwares simples e pouco seguros, os dados presentes na tecnologia são armazenados na nuvem. Isso significa que, além de não ocupar espaço nos dispositivos – como computadores e celulares -, as informações estão protegidas por sistemas de criptografia e por backup. 

Por se tratar de uma tecnologia prática e de excelente usabilidade, o software de gestão de frotas permite que o gestor dedique seu tempo a atividades estratégicas, como a análise de dados para a elaboração de planos de manutenção e planejamentos para a redução de custos, por exemplo.

Atualmente, existem diversas opções de softwares disponíveis no mercado e, antes de escolher a alternativa ideal para sua empresa, é importante estar atento a alguns aspectos, tais como:

Suporte oferecido pela marca responsável pelo sistema;

Qualidade e usabilidade do sistema em diferentes dispositivos;

Recursos e ferramentas presentes na plataforma.

Por que investir em tecnologias para gerenciar frotas?

De maneira geral, é possível afirmar que o investimento em tecnologias para o gerenciamento de frotas traz uma série de benefícios a empresas de todos os portes. Dentre as principais vantagens, destacam-se a produtividade, a otimização dos processos, a segurança e a excelente relação de custo/benefício.

Com o sistema Sinq, desenvolvido pela Asmontech, você tem acesso a recursos e ferramentas indispensáveis para uma boa gestão de frotas. O software permite, por exemplo, a verificação de acontecimentos em tempo real, que são reportados ao usuário por meio de notificações.

Quer saber mais sobre o Sinq e sobre outras soluções da Asmontech? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe
Posts relacionados