Para gerir uma frota eficientemente são necessários muitos cuidados, estar atento a detalhes, entender falhas e corrigi-las o mais rápido possível. Ter uma visão ampla de todo o cenário é fundamental. E, para isso, é preciso ter ferramentas tecnológicas, capazes de coletar informações precisas.
A telemetria veicular exerce esse papel muito bem. Afinal, com ela, o gestor obtém dados precisos a respeito dos veículos da frota. Isso permite que tudo seja analisado, e possíveis falhas identificadas, de uma maneira muito mais rápida.
Como funciona um sistema de Telemetria Veicular?
A telemetria veicular é uma tecnologia capaz de gerar, de maneira remota, informações precisas a respeito de um veículo. Mas que informações são essas? Aspectos a respeito dos processos de deslocamento, trajetos, informações mecânicas e muito mais. Veja os principais fatores analisados por uma telemetria:
- Velocidade (média e instantânea);
- Localização;
- Distância percorrida;
- Paradas realizadas pelo motorista;
- Consumo médio de combustível;
- Temperatura do sistema mecânico.
Seria praticamente impossível gerar todos esses relatórios, de uma forma rápida, sem uma tecnologia para auxiliar. A telemetria permite que os dados sejam coletados, armazenados e, a partir disso, são disponibilizados para que o gestor possa fazer a análise de todo o cenário que envolveu aquela operação de transporte.
E por que tudo isso fundamental? Bom, com isso, além de corrigir as falhas de uma forma muito mais rápida e eficaz, as consequências são extremamente positivas. Além de gerar mais produtividade, pela eficiência nas operações, também resulta em redução de custos operacionais para a transportadora.
Quais são os tipos de telemetria?
A tecnologia de telemetria pode acontecer de duas maneiras diferentes, são elas: telemetria digital e a analógica. Veja abaixo como opera cada uma delas:
Telemetria analógica
Neste tipo de telemetria, para que seja possível coletar as informações relevantes, é preciso que sensores sejam conectados fisicamente às partes do veículo que precisam ser monitoradas. Ou seja, é preciso ter um contato direto com cada parte do veículo que necessita ser analisada. Exemplo: caso o gestor queira dados do contagiro, o cálculo das rotações por minuto é feito a partir dos pulsos enviados pelo sensor.
Neste tipo de análise, portanto, é necessário que vários sensores estejam conectados, simultaneamente ao veículo. Cada um, encarregado de enviar as informações a respeito da parte que foi conectada.
Telemetria digital
Neste caso, o computador de bordo pode ser um grande aliado. Afinal, ele pode coletar e ler dados do veículo, o que simplifica o monitoramento digital.
Ao contrário da analógica, na telemetria digital não é necessário instalar diversos sensores para monitorar o veículo.
Apenas um par de fios, conectado à rede, é mais que o suficiente para obter todas as informações necessárias. Outro fator importante é que o gestor obtém informações muito mais completas e confiáveis.
As vantagens da telemetria veicular
A telemetria, como vimos, é uma grande aliada do gestor e, consequentemente, da empresa que adota esse tipo de tecnologia. E, para deixar ainda mais evidente o quanto ela pode ser uma grande aliada nas atividades diárias, listamos algumas vantagens, confira:
- Economia – Por meio dos dados fornecidos pela tecnologia, a respeito do veículo, é possível que o gestor identifique altos consumos de combustível, por exemplo. A partir disso ele poderá traçar planos e estratégias para que esse problema seja solucionado. Consequentemente, gerará uma redução nos custos operacionais.
- Segurança para a sua frota – Com a telemetria é possível acompanhar, em tempo real, a velocidade dos veículos, o que ajuda a diminuir acidentes, entre outros. Em casos de roubos de carga ou do veículo, quando a central de controle percebe um desvio de rota inesperado, remotamente, é possível desligar o motor ou travar todas as portas.
- Gestão muito mais eficiente – Todos os fatores citados até aqui possuem o principal objetivo que é: gerir com mais assertividade a frota. Com todas as informações, extremamente valiosas, geradas constantemente, é permitido que o gestor encontre meios para aprimorar as operações diárias, tomar decisões estratégicas, com muito mais precisão.
A telemetria Veicular, portanto, resulta em processos muito mais eficazes e rápidos. Isso permite que uma empresa se coloque em uma posição muito mais competitiva no mercado, e claro, além de tudo isso, com redução de custos. Em resumo, vale muito a penas investir em telemetria, para obter mais produtividade e assertividade, em todas as etapas.