Com o preço dos combustíveis nessa eterna “montanha russa”, encher o tanque para uns é “artigo de luxo”, para outros é uma necessidade. Veja como economizar!
Como consequência do aumento do dólar e do petróleo, a alta no preço dos combustíveis provocou uma greve de caminhoneiros que parou o Brasil em maio de 2018.
Quando fica difícil e nem uma greve, que para o país, consegue resolve os fatores externos envolvendo política e economia, afetando diretamente o bolso do consumidor quanto ao gasto de combustível, é preciso encontrar outras formas de economizar.
Hoje em dia, nas áreas urbanas, algumas pessoas conseguem, entre outras alternativas, substituir o uso do automóvel próprio pelo veículo por aplicativo, por exemplo.
Mas, para quem essas alternativas são inviáveis vamos sugerir algumas maneiras que podem contribuir com a economia de combustíveis.
Manutenção Preventiva
Pode parecer repetitivo, mas mesmo sabendo, muita gente ainda não faz. No carnaval deste ano, 51% dos atendimentos na via Dutra, no trecho RJ-SP, foram relacionados a pane mecânica.
Qualquer luz que se acenda no painel está te comunicando alguma coisa. “Escute” o que seu automóvel está te dizendo, isso vale para qualquer tipo de veículo. Levar ao mecânico pode te poupar combustível, caso a luz seja da injeção eletrônica por exemplo, ou outras economias, como a luz que alerta sobre a falta de água e pode até fundir o motor.
- Velas, Óleo e filtros
- Freio – disco e pastilhas
- Sistema Elétrico e Injeção
- Escapamento e Suspensão
- Alinhamento e Balanceamento
- Pneus (inclusive reserva – mantenha-o em condições de uso)
Todos esses itens, por incrível que possa parecer, estão de alguma maneira relacionados ao consumo de combustível. O carro é uma máquina e quando uma peça desestabiliza afeta a engrenagem.
Hábitos e Vícios
Cada um dirige de um jeito, mas existem hábitos que podem ser mudados e vícios que devem ser eliminados do perfil principalmente de quem precisa economizar combustível. Por exemplo, quem costuma ficar acelerando no semáforo como um piloto no cockpit, é melhor resolver isso se permitindo um dia de diversão em algum kartódromo. Fazer isso é literalmente jogar combustível fora.
Se o automóvel é flex jamais misture os combustíveis. Use um e depois, quando já usou mais da metade da reserva, abasteça com o outro.
Evite o ar condicionado e trace rotas por caminhos retos, as curvas exigem mais do veículo.
- Use o ar condicionado com moderação.
- Alivie o pé e mantenha a velocidade constante.
- Evite o excesso de carga. Não ultrapasse o limite.
- Frear e acelerar constantemente aumenta o gasto de combustível. Mantenha distância!
- Abasteça em postos confiáveis. A qualidade do combustível interfere no desempenho e no consumo.
Para quem pensa que ‘ponto morto’ economiza combustível, este é mais um mito. Se o congestionamento for intenso e o veículo estiver parado, desligue o motor. Deixar em ponto morto não economiza porque exige mais da mecânica do veículo quando engata a marcha novamente.
Existem estudos que apontam que o caminhão que transita a uma velocidade entre 87 e 97 km/h provoca um esforço do motor até 10 vezes maior. Então, a dirigibilidade do motorista é fator determinante para a economia do combustível, assim como os outros itens já mencionados.