Brasil é o 5° país mais violento no trânsito
As imprudências cometidas por motoristas e pedestres resultam em inúmeros acidentes de trânsito no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito. Mas muitos desses acidentes poderiam ser evitados caso motoristas diminuíssem vícios errados. Vícios como o uso de celular ao dirigir, ingestão de bebidas alcoólicas e trafegar em alta velocidade. Sem contar o desrespeito as sinalizações e leis de trânsito.
Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2017, 34 mil brasileiros morreram no trânsito. Enquanto isso, em outros países a taxa de morte em acidentes por grupo de cem mil habitantes é de 2,6 na Suíça, 2,8 na Suécia e 2,9 no Reino Unido, os três países em que dirigir é mais seguro. Já no Brasil, a taxa é de 18 mortes por ano para cada cem mil habitantes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falha humana é apontada como principal causa dos acidentes em 90% dos casos. O Brasil gasta R$ 60 bilhões por ano com acidentes de trânsito de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Acidentes de trânsito com caminhões
Dentre as maiores causas de acidentes envolvendo caminhões no Brasil estão: Grandes distâncias percorridas em uma única viagem; descumprimento da Lei do Caminhoneiro (repouso semanal, intervalo de descanso, paradas programadas); caminhões com excesso de carga; imprudência dos motoristas e rotas mal planejadas.
Piores Trechos
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), os dois trechos que ocupam as primeiras posições estão na BR 101, que corta o Brasil pelo Litoral. Do quilometro 335 ao 344, em Guarapari, no Espírito Santo e do quilometro 205 ao 214, no município de São José, região metropolitana de
Florianópolis. No trecho inserido no estado capixaba ocorreram 12 acidentes, envolvendo 14 caminhões, com 76 pessoas envolvidas e 22 óbitos. A principal
causa dos acidentes foi a velocidade incompatível com a via.
Já no trecho catarinense, foram registrados 120 acidentes, com 345 pessoas envolvidas, que resultaram em 8 óbitos. Ao todo, 136 caminhões estavam envolvidos. Entre as causas estão a falta de atenção do condutor e pedestre, não guardar distância de segurança, pista escorregadia e velocidade incompatível.
Principais Dias e horários dos acidentes de trânsito
De acordo com a CNT, durante o ano de 2017, o dia em que mais ocorreram acidentes com envolvimento de caminhões foi segunda-feira, com 17% do total. Porém, os mais graves ocorreram quarta-feira, ocasionando 179 mortes por mil acidentes. Os horários em que ocorreram o maior número de acidentes com envolvimento de caminhões correspondem ao período das 15h às 18h (23,5%). Já os acidentes mais graves, que tiveram o maior número de mortes por mil acidentes, correspondem ao período das 19h às 21h (517 mortes).
Para motoristas de caminhão, é possível contar com um sistema de gerenciamento de risco. Ele atua de forma preventiva, disponibilizando recursos para reduzir os riscos da jornada e proporcionar segurança.