Detector de fadiga: descubra o funcionamento, as indicações e as vantagens de investir nessa tecnologia

Detector de fadiga como funciona

Conteúdo do artigo

O detector de fadiga consiste em um sistema avançado de inteligência artificial, cujo objetivo é prevenir acidentes por meio do monitoramento dos comportamentos do motorista responsável pela condução do veículo. Neste texto, você vai descobrir como o sistema funciona, bem como os benefícios que traz aos colaboradores e às empresas.

O sono, o cansaço e a desatenção dos motoristas figuram entre as principais causas de acidentes no Brasil. Esses comportamentos podem ser ocasionados por uma série de fatores, tais como o desrespeito aos períodos de sono e de descanso. Para que acidentes sejam evitados, contudo, é possível investir em tecnologias como o detector de fadiga.

Os detectores de fadiga, de maneira geral, podem ser definidos como um sistema avançado de inteligência artificial. O equipamento tem como principal objetivo a observação e a detecção de comportamentos do motorista, para que sua dirigibilidade seja constantemente monitorada.

Essa condição, por sua vez, é determinada de acordo com uma análise de sinais, que são registrados pelo sistema e enviados à empresa caso um comportamento não esperado seja detectado. 

Em ônibus, os detectores de fadigas – que podem ser descritos como câmeras com sensores – são instalados no interior do veículo, direcionados ao banco do motorista. Com o equipamento, portanto, é possível detectar, entre outros comportamentos:

– Tabagismo;
– Uso de celular;
– Bocejo;
– Fadiga;
– Distração;
– Ausência.

Como um detector de fadiga funciona?

Conforme apontado anteriormente, o detector de fadiga funciona por meio de um sistema de IA (Inteligência Artificial). Com os sensores, o dispositivo é capaz de emitir alertas assim que capta algum comportamento de risco por parte do motorista do veículo. O sistema do equipamento é considerado avançado, uma vez que é capaz de realizar não somente a captura de tais comportamentos, mas também a análise de sinais, movimentos e até mesmo expressões.

O alerta emitido após a detecção de um comportamento de risco consiste em um sinal sonoro e/ou visual, que é capaz de despertar a atenção do motorista. O condutor do veículo, então, deve ficar atento aos sinais de sono e cansaço e, se necessário, realizar uma parada.

A central de comando da empresa responsável pelo veículo também é acionada pelo alerta e, com isso, pode se comunicar com o motorista em tempo real para que ofereça orientações e recomendações.

Quais são as vantagens de investir em um detector de fadiga para ônibus?

De maneira geral, os detectores de fadiga têm como principal objetivo evitar a ocorrência de acidentes. Isso beneficia não somente o motorista e os passageiros, mas também a empresa responsável pela frota, já que previne danos aos veículos

Dentre as principais vantagens de investir em um detector de fadiga, é possível destacar:

– Promoção de economia;
– Suporte 24 horas;
– Otimização da gestão dos veículos;
Segurança ao motorista e aos passageiros.

As empresas que utilizam detectores de fadiga – que também são conhecidos como sensores de fadiga – em suas frotas apresentam um melhor controle logístico de seus veículos. Isso faz com que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva, o que traz benefícios para o gerenciamento da companhia como um todo.

Com a Asmontech, você tem a oportunidade de investir em detectores de fadiga e, com isso, de trazer mais economia e otimização para sua empresa. Nossos sensores podem ser instalados em todos os tipos de veículos e oferecem o máximo de segurança e economia aos motoristas, passageiros e companhias.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores e solicite um orçamento!

Compartilhe
Posts relacionados