Gestão de frotas para vans: como fazer a manutenção para o início do ano?

Conteúdo do artigo

Com o início do ano, é chegada a hora de pensar na manutenção de veículos. Por isso, esse é um momento importante na gestão de frotas para vans e outros veículos de transporte. 

Logo de início, reforçamos que um sistema eficiente para gestão de frotas irá auxiliar na tomada de decisões em relação à manutenção adequada. Por isso, o ideal é apostar nas melhores tecnologias. 

Para saber mais sobre o funcionamento da manutenção para vans e os custos desse tipo de serviço, continue lendo. 

O que é gestão de frotas?

Muitos setores da economia possuem frotas de veículos que são usados para o transporte de cargas, passageiros, funcionários, dentre outros. Por essa razão, é preciso estabelecer um plano de gerenciamento para a frota, garantindo que todos os processos funcionem de forma eficiente. 

Esse gerenciamento é chamado de gestão de frotas. Esse setor é responsável por acompanhar o cotidiano dos condutores, consumo de combustível, definição de rotas, cronograma de manutenção, dentre outras atividades. Em resumo, tudo o que está relacionado à administração dos veículos de uma empresa corresponde a esse tipo específico de gestão. 

Como funciona a manutenção para veículos utilitários van?

Conforme o que foi dito, o cronograma de manutenção é parte relevante do gerenciamento de frotas. Ele consiste na definição de prazos para revisões periódicas, que possam agir preventivamente no funcionamento adequado dos veículos. 

Além disso, é preciso prever custos com reparos inesperados, trocas de peças, renovação da frota e formação continuada dos condutores para melhores práticas na direção. 

No caso específicos dos veículos utilitários, como vans, é preciso incluir processos como: 

  • troca de filtro e de óleo; 
  • verificação da correia dentada; 
  • verificação de equipamentos de seguranças (extintor de incêndio, estepe e macaco, por exemplo);  
  • conferência do estado dos pneus; 
  • conferência do nível de óleo. 

Além desses passos, existe ainda a manutenção corretiva, ou seja, aquela que corrige problemas ocorridos — que muitas vezes são ocasionados pela desatenção aos itens da lista.

Custo de manutenção para vans

Os custos com manutenção irão depender de muitos fatores: região/cidade, tipo de veículo, idade da frota, especificidades do uso, combustível utilizado, etc. 

Por essa razão, é muito difícil estabelecer um valor fechado para o custo. O mais importante é, com o plano de gestão de frotas, traçar todos os gastos. Assim, é possível buscar os melhores orçamentos e outras estratégias para economizar. 

Como a gestão de frotas auxilia na manutenção das vans?

Nesse sentido, o uso de ferramentas para gestão de frotas tem papel de relevo. Com o uso do videomonitoramento, por exemplo, é possível reduzir custos com combustível e diminuir acidentes com veículos da frota

O uso de um sistema tecnológico de gestão também garante o melhor plano de manutenção. Isso porque as vans e veículos utilitários são monitorados constantemente, facilitando a produção de relatórios e planejamento de ações.

Asmontech: a melhor opção para gestão de frotas

Se você é responsável pela gestão de uma frota de vans, vale a pena conhecer a Asmontech

Com ampla experiência no mercado, a empresa disponibiliza diversas soluções para o gerenciamento de vans e veículos utilitários: plataforma para gestão, sensor de fadiga e videomonitoramento. Conheça os serviços!

Compartilhe
Posts relacionados