Gestão de riscos no transporte de cargas

Gestão de riscos no transporte de cargas

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A gestão de riscos no transporte de cargas atua como um facilitador para administrar as etapas operacionais no setor logístico

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais aliada do setor logístico quanto a gestão de riscos no transporte de cargas. Ter um facilitador informatizado que integra todas as etapas operacionais, contribui na otimização do tempo e dos processos administrativos, que garantem aumento da produtividade, redução de custos e aumento da receita.

Com o uso da tecnologia e de uma otimização inteligente, a velha premissa “tempo é dinheiro” cada vez mais se estabelece em todos os setores. Em alguns mais que outros…

No caso do setor de transporte e logística, centralizar dados, aperfeiçoar processos e fazer uma gestão de riscos é ganhar tempo e, consequentemente, dinheiro. Sim, gerenciar bases operacionais do setor logístico tem sido uma questão que cada vez mais necessita da tecnologia integrada.

Pesando fatores internos e externos, o custo em média, com logística no Brasil supera 12% do faturamento das empresas transportadoras.

Desafios da gestão de riscos no transporte de cargas

Apesar dos dados da Confederação Nacional do Transporte, em uma análise geral da conjuntura do setor ser altamente positiva quanto ao crescimento da exportação, conexão com o setor portuário, que também teve ascensão (com aumento de quase 3% do escoamento de produtos pelas rodovias), os desafios da gestão de riscos no transporte de cargas ainda são muitos.

Nos últimos 40 anos a área de logística passou por mudanças movidas por fases e adequações ao mercado. No começo era basicamente um setor para armazenamento de mercadorias e transporte de cargas. O controle de reposição e distribuição, por exemplo, era feito manualmente, com baixíssima influência da tecnologia, bem como os processos de comunicação entre distribuidores e consumidores. Certamente este cenário tenderia a mudar rapidamente.

Juntamente com o aumento da demanda veio o crescente escoamento dos produtos pela estradas. Sendo assim, as empresas sentiram a necessidade de se adaptar.

A era da tecnologia exige automação de processos e informatização de toda a cadeia produtiva. Em outras palavras, chegamos a fase atual de diversificação e melhorias dos processos, internos e externos. Totalmente ligada a tecnologia e inovação.

A gestão de risco foi a maneira usada pelo setor para identificar problemas como:

  • Legislação, apreensão e multas
  • Capacitação e mão de obra qualificada
  • Problemas de armazenamento da carga
  • Aumento do índice de violência e roubo de cargas
  • Veículos sem a manutenção adequada e alto custo
  • Danos à mercadoria durante o deslocamento e extravios
  • Avarias no veículo em virtude das más condições das estradas
  • Riscos de danificar as embalagens dos produtos a serem transportados
  • Logística na organização e transporte da carga do estoque ao caminhão

Soluções e Resultados

O gerenciamento de crises, passando pelos fatores externos políticos e econômicos, que afetam o setor ao longo desses 40 anos foi uma oportunidade para o segmento.

Mudanças na cultura organizacional das empresas foram necessárias. As ações que deram o gatilho para essas mudanças foram  identificadas com a gestão de risco no transporte de cargas, após gestores focados em resultados terem recebido relatórios provenientes de bases informatizadas atestando o aumento da receita e a redução de custos das empresas.

Melhorias práticas que a gestão de risco no transporte de cargas traz para as empresas:

  • Promove integração entre as áreas
  • Potencializa o controle de fluxo dos pedidos
  • Otimiza o controle de gastos com combustível
  • Proporciona melhores propostas de apólices de seguro
  • Melhora o desempenho dos motoristas e colaboradores
  • Permite mapear rotas para traçar alternativas mais seguras
  • Mantem o gestor atualizado quanto aos avanços referentes ao mercado
  • Aprimora o controle dos vencimentos dos seguros para a frota não ficar ‘descoberta’
  • Aperfeiçoa o entendimento interno e externo para maior segurança do veículo, carga e colaborador
  • Diagnostica quais ações devem ser feitas para tomar decisões assertivas com foco em solucionar problemas
  • Apresenta relatórios e dados estatísticos quanto as questões que afetam diretamente o departamento financeiro
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