A importância da manutenção preventiva para frotas

Manutenção Preventiva

Conteúdo do artigo

Além de diminuir prejuízos a manutenção preventiva de veículos é uma questão legal e de respeito a vida

O Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 27 deixa muito claro a responsabilidade do condutor sobre fazer a manutenção dos veículos garantindo o funcionamento e as boas condições básicas antes de pegar a estrada. A legislação também aborda a responsabilidade das empresas e transportadoras no caso da manutenção preventiva para frotas.

De acordo com dados da concessionária Nova Dutra, em 2018 foram registradas 23 mil ocorrências de panes de veículos. Segundo publicação do G1, este ano houve o registro de uma pessoa gravemente ferida e o óbito de uma criança em virtude de um acidente entre um caminhão e um veículo de passeio. Segundo a reportagem há indícios de que houve falta de manutenção nos veículos.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva envolve a revisão da parte elétrica e mecânica para garantir que o veículo não tenha problemas e pare na pista por razões tolas ou que desencadeie algo que gere um prejuízo maior. A falta de água pode fundir o motor, logo, é um prejuízo que pode ser evitado com uma manutenção preventiva.

Os pneus também são chave da manutenção preventiva e que podem gerar danos maiores quando por exemplo passou da hora de trocar e fura ou estoura causando um acidente, a exemplo da reportagem citada, correndo o risco de perda de cargas ou ainda de vidas.

Troca de óleo, freios, lavagem de bicos e até mesmo paleta de chuva, entre outros itens, são pontos básicos da manutenção preventiva que podem evitar grandes prejuízos, tanto por questão mecânica, quanto por razões de perda de dinheiro pelo caminhão ficar muito tempo parado na oficina, por exemplo, como com relação a indenizações a serem pagas por motivos de acidentes que poderiam ser evitados.

Manutenção Preventiva

Além dessas questões, ela também contribui para:

  • Respeitar a legislação
  • Melhorar o desempenho do veículo
  • Otimizar o tempo de reparos mecânicos
  • Ter maior controle da vida útil do veículo e peças
  • Promover maior segurança para condutores e usuários das vias
  • Reduzir o custo com oficina e de problemas futuros com o veículo
  • Diminuir o risco de acidentes o que consequentemente gera lucro por diminuir gastos com reparos e indenizações
Compartilhe
Posts relacionados