Outubro Rosa na Estrada – como as caminhoneiras do Brasil podem prevenir o câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tipo mais comum que atinge as mulheres, seguido do câncer de colo de útero e tireoide. O câncer de mama também atinge os homens, mas representa apenas 1% dos casos.
Outubro se tornou o mês oficial de conscientização sobre o câncer de mama após muitas ações isoladas, feitas no mês de outubro, terem chamado atenção para a doença. Esse fato se deu nos Estados Unidos e começou no final do século XX. Pode-se considerar a Fundação Susan G. Komen for the Cure a grande responsável pelo começo deste movimento, mundialmente conhecido e disseminado nos quatro cantos do globo.
O movimento Outubro Rosa tem por objetivo alertar sobre a doença e o autoexame. Afinal, o diagnóstico precoce influencia no tratamento da doença de maneira positiva e direta. Em outras palavras, quanto mais cedo se detectar, maior a chance de cura.
Sinais de Alerta
O corpo humano é uma “máquina” muito peculiar, que se comunica, ainda que de maneira sutil, se prestar atenção, é possível perceber quando algo vai mal… Sendo assim, os sinais que o organismo emite jamais devem ser ignorados. Ao menor indício de:
- Dores nas axilas
- Mamilos invertidos
- Secreção na mama
- Coceira excessiva e frequente nos mamilos
- Alteração da mama – quanto a forma ou tamanho
- Mama inchada, em sua totalidade ou em parte dela
- Caroços (gânglios), por menor que seja, ou calombos na axila ou mama
Procure um especialista. A ideia é que ao perceber esses indícios, que ainda não são sintomas, a mulher deve procurar um(a) ginecologista para avaliar de maneira minuciosa cada caso.
Outubro Rosa na Estrada
Diante de todos os medos e preconceitos, desafios e obstáculos que as caminhoneiras passam para se estabelecerem em uma profissão predominantemente masculina, o câncer de mama é só mais um. E este, pode ser vencido colocando em prática as dicas que contemplam esse texto.
A ideia aqui é que, assim como uma publicação sobre Nahyra Schwanke, hoje com 88 anos, incentivou as mulheres a caírem na estrada com coragem de realizar seus sonhos, esse texto traga mais uma gota de força para que sigam com consciência de que se prevenir é possível em qualquer profissão.
Prevenção
O autoexame é a ação preventiva principal. Se toque. Conheça seu corpo. Faça também, uma vez por ano ou, o que for recomendado para sua idade e condição, os exames de ultrassonografia de mama e mamografia.
Para as caminhoneiras, planejar é fator determinante para a saúde. Tentar agendar os exames clínicos, ainda que precisem ser feitos pelo SUS, dentro dos períodos que sabe que não estará na estrada pode ser uma saída.
Ou ainda procurar saber sobre programas como o Mulheres de Peito, do Estado de São Paulo. E ainda, se vão passar por alguma cidade que façam ações como o Outubro Rosa no Recife, que disponibiliza vagas, sem necessidade de agendamento, para mamografia gratuita, por meio do mamógrafo móvel, são alternativas para manter a saúde e a tranquilidade no peito.
Outros cuidados que podem ser tomados para a saúde de modo geral que atuam também como prevenção do câncer de mama são:
- Evitar o ganho de peso com uma alimentação mais saudável (especialmente para mulheres na menopausa).
- Aumente o consumo de vitamina A em sua alimentação (óleo de fígado de bacalhau, manteiga com sal, batata doce, cenoura crua, manga, espinafre, pimentão).
- A vitamina D também é uma forte aliada, assim como a vitamina A, na prevenção desse tipo de câncer pois atua no sistema imunológico do organismo. Então peixes gordurosos como salmão e atum são uma boa pedida. Assim como gema de ovo, iogurte natural e tantos outros. Tomar sol é uma boa, mas lembre do protetor solar.
- Tente praticar alguma atividade física. Uma dica é: tenha uma corda no caminhão e faça uma série pulando corda, fazendo polichinelos e finalizando com abdominais. Feche com um alongamento. Reserve 20 minutos para isso! Exercitar o corpo é essencial!
- Evitar o estresse – uma maneira para isso é, após a atividade física e o alongamento, um banho e meditação; se usar um fone de ouvido melhor ainda. Fazendo isso no fim do dia, pegar a estrada no dia seguinte ficará mais leve e sua saúde mais forte!
Faça o Autoexame
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe para que chegue mais longe!