A preocupação dos gestores tem se intensificado quanto à gestão e prevenção de riscos no setor de transporte. É preciso enfrentar uma série de desafios para evitar prejuízo com as frotas, avarias e garantir segurança.
Para encontrar a solução, é preciso identificar a causa:
Falha humana
Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovou um dado alarmante. Dos acidentes de trânsito no Brasil, 90% são causados por falha humana. Ainda segundo o órgão, cerca de 40 mil brasileiros morrem todos os anos em desastres automobilísticos. Os maiores agentes causadores desses acidentes são: a imprudência e a desatenção dos motoristas ao volante. Para resolver ou minimizar o problema, é preciso mão de obra qualificada. Isso pode ser melhorado com treinamento focado no colaborador.
Roubos de cargas
O roubo de cargas é um verdadeiro perigo para a realidade de muitas transportadoras. Um dado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revela que 36% das empresas desistiram dos negócios devido aos assaltos no setor do transporte.
Somente entre os anos de 2011 e 2016 foram registrados 97.768 casos de roubos. Tal número, segundo a FIRJAN, revela um prejuízo para as transportadoras de, aproximadamente, R$ 6,1 bilhões. Para isso a Asmontech tem soluções em tecnologia que certamente vão ajudar a sua empresa.
Problemas mecânicos
O excesso de carga associado às más condições das estradas ocasiona diversos problemas mecânicos. As más condições nas rodovias contribuem para o desalinhamento das rodas, o que gera mais desgaste dos pneus e aumento no consumo de combustível. Planejar rotas alternativas e ficar atento a sobrecarga é uma maneira de resolver essa questão. A manutenção preventiva é fundamental nesse caso.
Gerenciamento de riscos
O gerenciamento de risco em transporte pode prever diversos problemas. Possíveis alterações em todas as etapas e o desenvolvimento de ações para minimizar falhas ou eliminar danos passam pelos processos que garantem segurança para o veículo, carga e colaboradores. A Asmontech, por meio da Telemetria, pode resolver essas e outras questões que vão contribuir e trazer resultados positivos para sua empresa.
Use a Tecnologia a seu favor para evitar prejuízo com frotas
Para que a carga chegue segura ao seu destino é preciso que a transportadora faça um bom planejamento. Nesse caso, a gestão de riscos em transporte pode reduzir uma série de situações. Para que esse processo seja eficiente e preventivo, existem algumas medidas de extrema importância, como:
- Videomonitoramento para Cargas
O videomonitoramento para transporte de cargas é uma tecnologia moderna e confiável. Para melhorar ou revitalizar sistemas de monitoramento já existentes, pode também implantar projetos robustos que precisem ser integrados com sistemas de controle de acesso.
A solução de videomonitoramento veicular em tempo real é composta por um conjunto de câmeras que captam imagens internas e externas do veículo.
- Rastreabilidade da Carga e Sistema de Gestão
Sistemas de rastreamento tem a capacidade de emitir sinais de alerta quando o veículo para de maneira súbita ou sai de sua rota. Assim, a transportadora consegue ter um maior controle sobre o veículo e seus trajetos.
Por isso, o sistema de registro de evidências gerencia todas as ocorrências identificadas. Isso permite gerar relatórios e estatísticas identificando os pontos mais críticos da operação. Assim, facilita as tomadas de decisão e fazer melhorias operacionais.
- Detector de Fadiga e Alerta de Colisão
O detector de fadiga da Asmontech é um sistema avançado de aviso de colisão frontal e alerta de comportamento anormal do motorista. Com câmera e algoritmos de inteligência artificial, pode detectar e identificar os seguintes comportamentos: detecção de fadiga do motorista, distração do motorista, uso do celular, motorista fumando, ausência de motorista, alerta de colisão frontal, mudança de faixa não sinalizada, monitoramento da via.
Benefícios
Além de a gestão de riscos em transporte minimizar prejuízo com frotas e prevenir danos, ainda pode trazer diversos outros benefícios.
- aumento da eficiência da logística;
- aproveitamento de oportunidades;
- fortalecimento das tomadas de decisão a respeito dos riscos;
- melhores condições de trabalho para os motoristas;
- maior segurança em situações de risco;
- otimização do capital.
Tais benefícios certamente possibilitam maior ganho de competitividade, visto que os clientes prezam por transportes seguros, inteligentes e ágeis.