Saiba como garantir a segurança no trânsito

segurança

Conteúdo do artigo

Medidas protetivas devem ser adotadas pelas empresas transportadoras

Para trafegar pelas estradas brasileiras é preciso ter atenção redobrada. E por isso, a segurança no trânsito para empresas transportadoras é algo muito importante.

Uma empresa cujos funcionários se envolvem em acidentes de trânsito passa a ter prejuízos humanos e financeiros. Como o afastamento do trabalho por internação, tratamento médico, auxílio-doença, baixa produtividade, readaptação de funções, além de contratações imediatas em caráter de urgência para não cair a produção.

Por isso, a implementação dentro de uma organização de Políticas de Segurança no trânsito é útil para evitar prejuízos. Gestores de empresas precisam levar a responsabilidade social a sério e começar a assumir a segurança e a qualidade de vida no trânsito como compromisso.

Um trabalho permanente voltado para a oferta de estímulos e incentivos às aprendizagens seguras e defensivas no trânsito pode ser muito útil para preservar a segurança física dos motoristas.

roubo de cargas

Violência no trânsito brasileiro

Responsabilidade e consciência no trânsito são fatores determinantes para que acidentes e outros problemas mais graves não coloquem em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

Por isso a importância em adotar uma postura mais consciente e responsável no trânsito. Para se ter uma noção deste problema, um levantamento do Ministério da Saúde aponta que, em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010, foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período.

Mas apesar da redução, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.

Já o Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito,atrás somente da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Além desses, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito estão entre os países de trânsito mais violento do planeta. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das 1,2 milhão de mortes por acidente no trânsito que ocorrem no mundo todos os anos. Além dos mortos, acidentes de trânsito resultam em mais de 50 milhões de feridos a cada ano.

Por isso, hoje as autoridades ligadas ao setor preocupam-se em criar regulamentações que estimulem a direção defensiva no dia a dia. Ao mesmo tempo, têm procurado endurecer as penas para quem comete infrações administrativas e crimes na condução de veículos.

segurança

Dicas de segurança no trânsito

Direção defensiva

A direção defensiva nada mais é do que o agir de maneira calculada e responsável na direção de um veículo. Trata-se, de ações que você enquanto
motorista pode adotar para tornar a viagem mais segura, antecipando riscos e não abusando da confiança e do veículo.

Algumas dessas medidas que devem ser evitadas ao volante para garantir uma verdadeira direção defensiva são: não dirigir com sono; não abusar da
velocidade; não utilizar remédios e/ou substâncias estimulantes, não realizar ultrapassagens perigosas; não usar o celular enquanto dirige; não desrespeitar o período de descanso na jornada de trabalho. Evitando essas condutas, o motorista consegue reduzir significativamente a probabilidade de que problemas mais sérios ocorram ou, fazer com que seus efeitos sejam minimizados, preservando sua segurança e a de terceiros.

Direção corretiva

Já a direção corretiva está voltada para o reforço da segurança após a ocorrência do fato. Esse tipo de direção é fundamental, já que situações inevitáveis e imprevisíveis podem ocorrer, colocando em risco a vida de todos. Nessas horas, o condutor precisa estar preparado para agir, adotando as medidas necessárias para evitar que o problema se agrave.

Nesse sentido, podemos citar como exemplos de ações de direção corretiva como: manter a calma; prestar auxílio a eventuais vítimas; sinalizar o local;
contatar as autoridades e serviços de assistência médica; pedir suporte à administradora da via, caso exista; pedir suporte à empresa transportadora e orientar outros motoristas.

Além de adotar esses tipos de direções, para que seja eficiente e resguarde a segurança de todos aqueles que trafegam pelas vias públicas, o motorista necessita realizá-las com base em alguns princípios como: conhecimento da legislação de trânsito; conhecimento sobre o veículo conduzido; manter uma postura de atenção difusa; ter habilidade na direção; prever situações de risco e saber tomar decisões importantes para avaliar bem cada situação.
As medidas técnicas, médicas e psicológicas servem para prevenir acidentes e melhorar a qualidade de vida dos motoristas, aumentando assim seu rendimento. É preciso mostrar que investir no bem-estar dos funcionários é investir na própria empresa.

Veja mais dicas de segurança clicando aqui!

Compartilhe
Posts relacionados