Telemetria: como funciona?

Entenda como a Telemetria funciona e quais são os tipos disponíveis no mercado.

Conteúdo do artigo

Entenda como funciona e os tipos disponíveis no mercado

A telemetria é uma tecnologia que mede dados de forma remota.

Amplamente utilizada em operações logísticas, a telemetria veicular é uma grande aliada para garantir a segurança dos veículos, da carga e, principalmente, dos motoristas.

Assim como outras tecnologias, a telemetria chegou ao mercado de operações logísticas para ajudar a diminuir riscos e prejuízos de maneira assertiva e ágil para todos os envolvidos no processo, subistituindo planilhas, bloquinhos de anotações e agendas.

Acompanhe este conteúdo até o fim para entender como funciona essa tecnologia e quais os tipos disponíveis hoje no mercado.

A telemetria funciona através de uma instalação (física ou digital) que recolhe informações da operação logística e as envia, através de sinais de rádio, telefonia ou satélite, para uma central de monitoramento.

Os dados são medidos de forma remota, todas as informações enviadas para a central de monitoramento serão analisadas e, enviadas para a central de informação das empresas responsáveis por cada frota.

Na medição de dados é possível medir indicadores importantes, como o tipo de condução do motorista, rotas realizadas, freadas, acelerações bruscas, consumo de combustível, entre outros que podem trazer economia para as empresas responsáveis pela frota e também segurança para os envolvidos no processo.

Quais os tipos de telemetria existentes?

Acompanhando a performance dos veículos com o intuito de trazer mais segurança para todos os que estão nas estradas, hoje existem dois tipos de telemetria: a analógica e a digital.

Telemetria analógica

Telemetria analógica é utilizado um sistema físico de sensores, que é instalado manualmente nas partes do veículo que serão analisadas.

No caso de medição de velocidade, por exemplo, é necessária a instalação do sensor no odômetro.

É uma opção prática, pode ser instalada em qualquer tipo de veículo, mas exige maior atenção na instalação e manutenção. É preciso realizar manutenções de calibração a cada 3 meses.

Telemetria digital

Na telemetria digital, toda a coleta de dados acontece de maneira remota em uma central eletrônica.

A instalação é mais simples! É necessário a conexão do veículo com a central, assim todas as informações serão enviadas em tempo real e simultaneamente.

O maior bônus que a digitalização da telemetria traz para o mercado de operações logísticas é o fornecimento rápido, ágil e seguro de informações precisas. Afinal, com ela é possível coletar todas as informações de uma só vez.

Ainda com dúvidas? Fale com especialistas no assunto!

Com especialistas quando o assunto é segurança e informações na estrada, na Asmontech podemos integrar nossa tecnologia com os mais renomados fornecedores de telemetria, assim mantemos o controle geral de todas as violações em um só lugar.

Não deixe de falar conosco!

Compartilhe
Posts relacionados