Cálculo de IPVA : aprenda a realizar para os veículos da sua frota

Cálculo de IPVA

Conteúdo do artigo

No Brasil, sabemos que trabalhamos alguns meses apenas para pagar os impostos federais, estaduais e municipais. E, de acordo com essa realidade vivida no país, o cálculo de IPVA é um dos pontos que mais atinge o brasileiro.

É estritamente necessário ter um planejamento e uma boa noção dos principais custos obrigatórios.

E é por isso que preparamos um material especial para auxiliá-lo a se preparar para um desses impostos: o IPVA. E, neste sentido, um fator primordial para sua organização é prever os valores que você terá com a sua frota. Saber calcular o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um grande passo para organizar-se financeiramente.

Como é calculado IPVA de um veículo?

Para conseguir calcular o IPVA é necessário entender como funciona a base de cálculo em que o veículo da sua frota está enquadrado. Veja abaixo:

Veículos usados: é considerado o valor de mercado do seu veículo. Você encontrará a estimativa através da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Veículos novos: nesse caso é considerado o valor total da nota fiscal de aquisição, inclusive, os valores dos opcionais e acessórios.

A taxa aplicada: não basta saber o valor estimado do seu veículo, também deve ser considerada uma taxa aplicada sobre a base de cálculo. Ela pode variar de 1% a 1,5%, no cálculo de caminhões, além de um prazo específico. Ambos os fatores são variáveis, de região para região, isso quer dizer que cada estado brasileiro possui taxa e prazo diferentes para o pagamento do IPVA.

Como fazer o cálculo do IPVA em 2021?

O planejamento é um dos fatores primordiais quando uma nova etapa se inicia. É preciso colocar tudo na ponta do lápis, para que suas finanças sejam bem organizadas e a gestão da sua frota seja eficiente.

Além das questões que envolvem controle de combustível, gestão de pneus, rotas, rastreamento, um fator que está totalmente relacionado com o caixa da sua empresa é o quanto de impostos você terá que pagar.

Portanto, preparamos um esquema importante para que, em 2022, você organize todos os seus custos eficientemente.

Cálculo do IPVA em São Paulo

Para deixar o exemplo ainda mais claro e bem entendido, vamos considerar o cenário do cálculo no estado de São Paulo (sempre lembrando que os fatores variam de região para região).

Veja abaixo o cálculo detalhado:

  • Veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis: 4%;
  • Veículos utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
  • Caminhões: 1,5%.

Exemplo com valores específicos, em um cálculo para caminhão.

FIPE: R$150.000,00.

Taxa alíquota: 1,5%.

Resultado: R$2.250,00 de IPVA.

Para calcular o seu IPVA, basta ter em mãos a FIPE e seguir a fórmula especificada.

Importância de prever custos em 2021, para boa gestão da sua frota

É dever do gestor de frotas traçar um planejamento eficiente para o controle assertivo das finanças. O cálculo é importante porque, como vimos acima, o valor de veículos novos é diferente dos usados. Portanto, se a empresa não realizar uma renovação da frota, o valor pago em 2020 será diferente em 2021.

O fator de depreciação do veículo, inclusive, é fundamental para que se tenha noção não apenas dos gastos com o IPVA, mas também com diversos outros fatores relacionados à sua frota, como: manutenção, controle de combustível, rotas assertivas e muito mais. E, para isso, a Asmontech possui as melhores ferramentas e tecnologias para aprimorar essa gestão. Conheça nossas soluções: www.asmontech.com.br

Compartilhe
Posts relacionados