No setor automotivo, o serviço de controle de frotas é um dos mais utilizados por grandes empresas. Independente de sua empresa possuir veículos próprios ou de terceiros, saber gerenciar a frota e suas especificidades é essencial para se tornar competitivo e de grande referência no mercado de trabalho.
Mas como realizar com precisão e eficiência uma boa gestão de frotas, visando o sucesso do empreendimento? Para responder este questionamento, separamos algumas informações úteis e que podem ajudar o leitor a entender melhor o assunto.
Boa leitura!
A Gestão de Frotas integrada com a tecnologia
Quando realizamos um planejamento estratégico na área do controle de frotas, nos deparamos com problemas cuja solução demanda imediato aparato tecnológico.
Prever rotas, calcular o uso de combustível em relação aos índices de condução de cada motorista/piloto, calcular em tempo real situações que aumentariam índices de sinistralidade são alguns exemplos de aspectos comuns à gestão de frotas cuja solução seria humanamente impossível se dependesse do trabalho manual.
Visando uma maior eficiência do serviço, diminuição de riscos e controle de despesas, é imprescindível o uso de softwares no controle de frotas. Não importa o tamanho do conjunto de veículos disponibilizados pela sua empresa: o uso de aparato tecnológico vai permitir melhores garantias na gestão final.
Um bom software que faça o controle de sua frota tem funcionalidades que permitem o cruzamento de dados e a análise em tempo real dos veículos.
Para tanto, essas aplicações permitem o chamado Rastreamento Veicular, dispositivo capaz de rastrear, comunicar e informar ao dono de um automóvel sobre tudo o que acontece com ele — mesmo que esteja a quilômetros de distância e apenas com um celular que tenha sinal de internet.
A Asmontech oferece um dos mais completos softwares de gerenciamento de frotas, capaz de gerar relatórios que vão deixar sua gestão ainda mais eficiente.
Para mais informações, clique no link e confira!
Gastos com combustível
A gestão de frotas com bons resultados depende essencialmente de um controle apurado do combustível utilizado pelos veículos. Este é um dos temas mais complicados neste setor, e onde muitos gestores acabam por errar. Para evitar problemas, mantenha atualizada a relação dos veículos da empresa. Isso significa que além do modelo e ano, é fundamental deixar em dia dados como potência do motor, quilometragem rodada e custos com reparos e consumo.
O uso de softwares de controle de frota ajuda demais nessa função, uma vez que são fornecidos indicadores mais precisos sobre os gastos com combustíveis baseados na diferenciação entre veículos, quilometragens percorridas, índices de roteirização, avaliação de condutores, eventuais cargas utilizadas, etc.
Planejando suas despesas
Um dos benefícios de manter atualizada as informações sobre os automóveis disponibilizados pela empresa é a possibilidade de prever eventuais despesas com manutenção e provisão de despesas fixas, como é o caso do consumo de combustível.
Na gestão de frotas, este é um dado sensível e essencial para o planejamento operacional em logística, uma vez que ajuda a manter os índices de fluxo de receitas previsto na estratégia adotada pelo empreendimento. Lembre-se que maximizar os lucros na gestão de frotas requer conhecer o perfil obtido pelas ferramentas tecnológicas aplicadas.
Manutenção Preventiva
Um dos aspectos explorados na gestão de frotas é o controle do uso dos veículos. Com esse dado, é possível planejar com maior exatidão a data de revisão dos automóveis, fator preponderante para a chamada manutenção preventiva.
Essa é uma ação de extrema importância às empresas do mercado de automotivos, não só pela possibilidade de prevenir gastos emergenciais, mas também de evitar acidentes e outros sinistros.
Quando a manutenção preventiva deixa de ser realizada, as despesas aumentam e outros problemas podem surgir na gestão das frotas.
Isso porque as peças dos automóveis possuem vida útil, e deixar de trocar ou reparar possíveis danos no tempo certo fazem com que os veículos se tornem inseguros, o que inviabiliza a execução de serviços mais complexos.
A principal consequência é a queda gradual na arrecadação e perda de competitividade da empresa. Lembramos que veículos parados por falta de manutenção também contribuem para um aumento significativo nas despesas.
Indicamos também ao analista de frotas o estabelecimento de metas fixadas para um melhor controle da frota de sua empresa.
Dessa forma, é possível pensar as especificidades do serviço prestado e contrabalancear as despesas apontadas no seu fluxo de trabalho. Um bom sistema de gestão de frotas ajuda a estabelecer as melhores metas para a sua empresa.
Com a ferramenta tecnológica, é possível avaliar o trabalho feito pelos condutores, além de fornecer dados de análise para cada tipo de veículo automóvel utilizado.
Por exemplo, no caso de uma frota de caminhões, é possível cruzar os dados de gasto do combustível com as rotas em que há mais congestionamentos, uma informação essencial na hora de fazer a roteirização.
Invista num sistema de Gestão de Frotas
Se você ficou interessado em saber mais sobre a gestão de frotas, acompanhe nosso blog, onde publicamos os mais variados artigos sobre a temática!