Com o advento e o avanço das tecnologias de geolocalização na última década, empresas e pessoas têm investido cada vez mais em mobilidade e segurança. Um desses investimentos envolve justamente o rastreamento veicular — tema deste artigo que você irá ler agora!
O que você irá aprender aqui:
- O contexto da frota veicular no Brasil
- Para que serve o rastreamento veicular
- Os benefícios ao adotar um sistema de rastreamento para seus veículos
- Tipos de rastreamento disponíveis no mercado
- Como escolher o melhor software de rastreamento
- Cuidados importantes ao contratar uma empresa de segurança veicular
O que é o rastreamento veicular e para quem serve?
Num país com mais de 66 milhões de veículos registrados e que ainda conta com uma das cargas tributárias mais pesadas sobre a compra e manutenção de automóveis, muita gente vem buscando alternativas para manter seu veículo em atividade.
Se o mercado de seguros já andava quente, o momento é o da tecnologia capaz de remediar sinistros: o rastreamento veicular.
Basta pensar que, entre os anos de 2015 e 2019, foram registrados mais de 1 milhão de furtos e roubos a veículos em todo o Brasil, refletindo uma média de mais de 550 veículos assaltados por dia ao longo desse período.
Na missão de oferecer um serviço capaz de evitar tanto prejuízo financeiro e emocional às pessoas e empresas, o rastreamento veicular surge como a solução capaz de rastrear, comunicar e informar ao dono de um automóvel sobre tudo o que acontece com ele — mesmo que esteja a quilômetros de distância e apenas com um celular que tenha sinal de internet.
Colocando em termos práticos, quem contrata um sistema de rastreamento veicular geralmente conta com:
- Um ou mais dispositivos (rastreadores) de veículo, que cabem na palma da mão e são conectados por meio de tecnologia OBD (On Board Diagnostic, ou “Diagnóstico a Bordo”, numa tradução livre).
- Uma plataforma personalizada de localização geoespacial, que utilizam a tecnologia GPS para manter o dono do veículo informado, de forma precisa, do local onde o automóvel se encontra e em tempo real
- A assistência de tráfego também é incluída em boa parte dos sistemas, já que ao contar com diversos satélites, permite que o usuário integre o monitoramento do trânsito a outras aplicações, como o Waze e o Google Maps.
Quanto à questão de quem é o público-alvo desse tipo de serviço, a resposta é simples: qualquer pessoa física ou jurídica que deseja ter mais segurança e controle do seu veículo e/ou frota, considerando os riscos que as áreas urbanas pelo Brasil oferecem em termos de criminalidade, acidentes e catástrofes naturais.
Tipos de Rastreamento Veicular
Mas afinal, qualquer sistema de rastreio irá servir para você ou sua empresa? A resposta é depende.
Alguns fatores como o porte dos veículos, utilidade (se é de passeio ou de carga, por exemplo) e orçamento disponível acabam sendo determinantes na hora de decidir o tipo de rastreamento ideal.
No intuito de facilitar sua compreensão, separamos os três tipos mais comuns:
1) Rastreamento Via Satélite
Como você deve imaginar, é o tipo de rastreamento com maior cobertura, o que faz desta opção a superior em termos de qualidade da precisão e alcance,
Contudo, acaba sendo também o tipo mais custoso, já que sua instalação e manutenção exigem investimento e equipamentos de primeira linha.
Além disso, é importante destacar que o rastreamento via satélite costuma ter um pequeno atraso em comparação aos outros, na hora de atualizar os dados de localização (algo em torno de 3 a 5 minutos, nesse caso).
2) Rastreamento Via Radiofrequência
Neste tipo de rastreamento, você conta com uma tecnologia mais em conta e que facilita bastante a comunicação em situações de tráfego de dados, já que a frequência é exclusiva para redes que são previamente instaladas em pontos estratégicos.
Apesar de sair mais barato que os rastreadores de sinal via satélite, o lado negativo desta opção é o fato de que há limitações no tráfego de informações — justamente pelo baixo custo e simplicidade, as torres de transmissão em geral só dão conta do recado em áreas urbanas.
3) Rastreamento Via Celular
Por fim, talvez seja o tipo mais comum de rastreamento no mercado, pela facilidade e difusão dos aparelhos telefônicos e sua tecnologia de rede que evolui constantemente (do 2G ao 5G, por exemplo).
Ao optar pelo rastreamento via celular, todo o tráfego de sinais e informações são garantidos pelo sistema GSM (Global System for Mobile Communications — Sistema Global de Comunicação Móvel, na tradução livre), que por sua vez é universal e constantemente melhorado pelos órgãos de Telecomunicação competentes.
E na hora escolher o software ideal?
Como vimos, o rastreamento veicular não se reduz apenas ao aparelho instalado nos automóveis e ao tipo de tecnologia utilizada, pois ainda temos que considerar o software criado e gerenciado pela empresa que você irá contratar.
Ou seja, você precisará adotar um sistema que passe segurança e tranquilidade e que, idealmente, seja de simples utilização, tanto para você quanto para sua frota.
Até porque, pense na seguinte situação: você é responsável por uma rota de caminhões cuja meta diária exige o mínimo de erros e atrasos por parte dos motoristas na hora da entrega.
Nesse caso, apenas a garantia de que um bom sinal de satélite esteja funcionando 100% não será suficiente; caso algum profissional seja incapaz de entender todas as funcionalidades ou se o software apresenta muita inconsistência, toda a operação será colocada em risco.
Um exemplo próximo é o próprio sistema de gestão e rastreamento da Asmontec (foto abaixo). De interface clean e intuitiva, permite que qualquer pessoa minimamente treinada consiga baixar relatórios e dados sobre:
- violações de trânsito de algum membro da frota;
- rotas planejadas x rotas efetuadas, caso haja desvios de trajeto;
- distância percorrida e performance dos motoristas, facilitando a análise do desempenho por localização.
Além do software, ainda é importante analisar a presença de outros itens no pacote de serviço contratado para um rastreamento eficaz, como:
- Câmeras e MDVR
- Telemetria
- Sensor de Fadiga e Colisão
- Monitores
- Armazenamento e downloads via WiFi.
Pronto para adotar seu sistema de rastreamento?
Os benefícios em adotar um sistema de rastreamento veicular são incontáveis, no final das contas. Dos rastreadores em si aos softwares cada vez mais avançados, tornou-se praticamente obrigatório investir na segurança e agilidade que o rastreamento veicular permite.
O panorama ainda é tímido — segundo pesquisas, apenas 5% das frotas veiculares pelo Brasil utilizam sistema de rastreamento em suas estratégias de logística e segurança.
O lado bom é que tal panorama representa uma oportunidade de ouro para você e sua empresa se destacarem no cuidado e desempenho das frotas ao adotar um sistema de rastreamento completo e funcional, dentro do seu orçamento.
A Asmontec conta com um software próprio de gestão de frotas e rastreamento global, além de parcerias estratégicas e um suporte técnico de alta qualidade, disponível 24h.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mundo do rastreamento veicular, fica a nossa dica de acompanhar os artigos em nosso blog.
E claro, fique à vontade para agendar um bate-papo com nossos especialistas