Como evitar desvio de combustível e desperdício?
Confira algumas dicas para identificar essas situações e como evitá-las.
Fraudes e desperdícios no abastecimento de frotas são os principais problemas enfrentados por gestores nas empresas transportadoras de todo o Brasil. Além dessas situações fraudulentas, algumas práticas podem causar o uso indevido de combustível. Gerando um valor mais alto do que o necessário.
O custo do combustível é um gasto muito elevado e significativo dentro do orçamento das empresas e o maior desafio é saber como reduzir estes gastos e controlar para que seu uso fique dentro dos limites estabelecidos pela organização.
Tendo essas dificuldades em vista, separamos algumas dicas para que os gestores saibam identificar situações que possam ser possíveis fraudes de desvio de combustível e desperdícios como, por exemplo:
- rotas inadequadas;
- furtos de combustível;
- comportamento impróprio por parte dos motoristas;
- e a falta de controle do abastecimento.
Essas são algumas das circunstâncias que, no fim, podem gerar uma redução da lucratividade dos negócios.
Sinais de desvio de combustível
Para evitar fraudes, é preciso saber identificar sinais de situações anormais àquelas pré-estabelecidas pelas empresas. Tais situações devem ser investigadas. Com o intuito de verificar se a frota está tendo um consumo coerente ao acordado com as rotas planejadas.
Neste caso, é preciso calcular e pôr no papel se os números de consumo estimado estão de acordo com o planejado. Caso a resposta seja negativa, é provável que um desvio de combustível esteja acontecendo. Além de casos de desvios de rotas pelos próprios motoristas, há também o risco de que o furto de combustível esteja sendo praticado nas estradas.
Controle das Rotas
Hoje em dia, a tecnologia é vista como uma grande aliada à gestão logística e de monitoramento de frotas nas estradas. Tais recursos permitem que caminhões e motoristas sejam monitorados em tempo real. Permitindo saber onde cada veículo se encontra ou até mesmo verificar demais eventos que possam ocorrer durante a viagem.
Além de ser um forte aliado contra o roubo de cargas. O controle através do acompanhamento 24 horas permite verificar se as rotas definidas estão sendo cumpridas e se a utilização do veículo está sendo feita de forma correta.
Orientação aos motoristas
Você já pensou que o comportamento dos motoristas também pode influenciar ou promover o desperdício de combustível em sua frota? O modo como o motorista conduz o veículo pode acabar trazendo rotações desnecessárias ao motor. Gerando assim maior consumo de combustível.
Ao frear ou acelerar bruscamente, o motorista pode acabar provocando também o desgaste dos veículos. Além do perigo em causar acidentes de trânsito. Resultando em ônus financeiro com máquinas danificadas e paradas, e o mais perigoso, gerar risco de vida para ele e/ou outras pessoas nas estradas. Portanto, as empresas precisam orientar seus colaboradores a respeito de direção defensiva e práticas para economizar combustível.
Abastecimentos Irregulares
É possível perceber irregularidades no abastecimento do combustível do caminhão. Apenas ao realizar uma comparação entre a capacidade total do tanque e a quantia total de combustível utilizada.
No entanto, essa solução se torna quase impossível quando a equipe de logística não conta com as ferramentas adequadas de controle de abastecimento de frotas.
Manutenção em dia
O estado de conservação da frota também influencia no consumo de combustível e pode estar relacionado ao desperdício. Por isso, manutenções regulares nas máquinas são importantes. Para evitar falhas que podem reduzir o rendimento e fazer com que os veículos consumam mais combustível do que o esperado. Um histórico sobre cada item da frota e o registro de manutenções são fundamentais para a conservação dos veículos.
Controle de Finanças
O controle de finanças ajuda muito a identificar possíveis desvios e desperdícios de combustíveis, além de auxiliar a reduzir os custos com o abastecimento da frota de veículos. Gestores precisam saber exatamente o valor gasto com essas operações. Só assim serão capazes de reconhecer situações estranhas que possam impactar negativas nos negócios da empresa.
Portanto, a gestão de transportes não é uma tarefa simples. Mas com ferramentas certas o trabalho pode ser otimizado e melhorado, garantindo assim bons resultados nas organizações.