Ecofrota: a nova era da logística em conjunto com os veículos elétricos

Conteúdo do artigo

Você já ouviu falar em ecofrota? Pois saiba que essa é uma tendência mundial. Em busca de conciliar crescimento econômico e sustentabilidade, o investimento em soluções mais ecológicas, como veículos elétricos, cresce rapidamente. 

No Brasil, estudos indicam que até 2035, o país contará com mais de 5 milhões de carros elétricos. Já no mercado mundial, observa-se que o setor de veículos 100% eletrificados é o que mais cresce. Em 2021, esse nicho correspondeu a 7% do número total de veículos vendidos em todo o mundo. 

Em consonância com tal tendência, este texto esclarecerá o que é uma ecofrota e quais são os seus principais benefícios. Continue lendo e confira!

O que é uma ecofrota?

A expressão frota é geralmente usada para se referir a um conjunto de veículos, como caminhões, ônibus e carros de passeio, que é gerenciado por um mesmo gestor. Em uma empresa, esses veículos normalmente são usados para o transporte de cargas e pessoas. 

Partindo dessa definição, a ecofrota é entendida como uma frota que conta com veículos ecológicos, ou seja, com emissão reduzida ou nula de gases nocivos para a atmosfera. Com a implementação de uma frota ecológica, é possível obter ganhos ambientais, sociais e econômicos.

Qual a importância de uma frota ecológica?

A principal importância de uma ecofrota é a redução no impacto ambiental do uso de veículos automotores. Diante dos crescentes problemas relacionados ao aquecimento global, diminuir a emissão de gases poluentes é fundamental para manter o crescimento econômico. 

É válido salientar, porém, que o investimento em veículos ecológicos não se resume a uma questão ambiental. Com essa mudança, sua empresa poderá reduzir custos, consolidar a imagem da marca e fortalecer laços com a sociedade de um modo geral. 

Benefícios da frota ecológica

Veja alguns dos principais benefícios de apostar na implementação de uma frota sustentável: 

  • redução dos gastos com abastecimento e manutenção; 
  • maior vida útil dos veículos utilizados; 
  • adequação antecipada às exigências para redução do impacto ambiental em diferentes setores; 
  • possíveis incentivos fiscais  para empresas que investem em sustentabilidade; 
  • consolidação da marca junto a clientes que se preocupam com questões ambientais. 

Ecofrota e veículos elétricos

Os veículos movidos a eletricidade são opções importantes para a formação de uma frota mais sustentável. No entanto, é relevante lembrar que existem outras opções, como o uso de biocombustíveis e veículos híbridos, por exemplo. 

Em relação aos veículos elétricos, há vantagens especiais. A primeira delas é uma grande redução nos custos do abastecimento, uma vez que a eletricidade custa bem menos que os combustíveis. Além disso, esses modelos apresentam excelente desempenho e são muito duráveis.

Como se adaptar a essa nova tendência da logística?

A adaptação para o uso de ecofrotas não é tão complicada quanto pode parecer. No quesito gestão, o mais importante é utilizar ferramentas que permitam o monitoramento das características específicas de frotas ecológicas, como pontos de abastecimento/carregamento e redução nos gastos com combustível. 

Com uma boa gestão de dados, será possível acompanhar de forma mais acurada os ganhos com a adesão aos veículos mais sustentáveis, bem como possíveis pontos para melhoria da frota. 

Asmontech: tudo para o gerenciamento de ecofrotas

Nesse sentido, a Asmontech é uma importante aliada. A empresa oferece o melhor em tecnologia para a gestão de frotas, contando com uma plataforma robusta para o gerenciamento. 

Por meio desse sistema, o gestor tem pleno acesso a todas as informações necessárias para acompanhar e aprimorar as atividades relacionadas aos veículos de sua empresa. 

Conheça mais sobre a plataforma para gestão de frotas e veja como a Asmontech pode auxiliar na implementação de uma ecofrota!

Compartilhe
Posts relacionados