Gestão de multas em frotas: saiba como gerir essa questão de forma eficaz

Gestão de multas em frotas

Conteúdo do artigo

Gerir uma frota não é uma tarefa fácil. Diversos fatores influenciam nessa atividade. E o gestor precisa estar atento a todas elas. Controle de combustível, rotinas de manutenção, rotas, fluxo de chegada e saída de veículos, trajetos, dirigibilidade, prazos, cálculos de depreciação da frota, IPVA, multas, etc. A lista de responsabilidades é bem extensa.

Para que o controle de tudo isso seja realizado eficientemente o profissional responsável precisa de toda uma equipe e tecnologias que o auxiliem nos processos. Afinal, é preciso ter o total controle sobre todas as operações que envolvem os seus veículos e as operações que serão realizadas com eles. A tarefa é extremamente complexa.

É muito importante que o gestor tenha sempre muito claras as estratégias e planejamentos definidos para manter tudo funcionando de forma consistente e eficiente. É fundamental focar no progresso do cenário como um todo.

Como fazer uma gestão de frotas de maneira eficaz?

Organização é a palavra mais correta. O profissional precisa colocar tudo em seu devido lugar para que a empresa tenha bons processos de operação. Mas como realizar isso de forma eficiente? Existem alguns pontos essenciais:

Conheça a realidade da sua frota

O primeiro passo para melhorias é conhecer todo o seu cenário. Detectar as falhas, para que sejam corrigidas.  E é claro, os pontos positivos também merecem a sua atenção. Afinal, seus acertos também podem (e devem) ser aprimorados. Liste todos os seus veículos e identifique, em cada um deles, as principais necessidades de manutenção. Ter isso em mão é essencial. 

Anote tudo! Quilometragem rodada, autonomia, o gasto mensal com cada um, etc. Inclusive, tenha em mão o salário dos seus colaboradores, analise os motoristas que adotam a direção defensiva, para contribuir com a conservação da sua frota. Quando envolve gestão, todas as informações são relevantes.

Estabeleça um planejamento claro

Com todos esses dados reunidos, é preciso analisá-los. Após identificar as falhas, acertos e pontos de melhoria, é preciso definir objetivos e estratégias para alcançá-los. Aqui, o gestor precisa descrever muito bem os serviços prestados pela frota. Feito isso, definir diretrizes, como se fossem “regras” é primordial. Assim ele terá maior controle das operações e conseguirá aprimorar o processo como um todo. Gera mais produtividade, confiabilidade, eficácia e o melhor, economia.

Ao seguir muito bem essas etapas, certamente, eventos prejudiciais e imprevistos serão reduzidos. Tudo estará muito bem definido e será executado da maneira correta.

Por que fazer a gestão de multas da sua frota?

A gestão de multas é um fator determinante para o controle financeiro da sua frota. A tarefa, basicamente, consiste em controlar as infrações cometidas com os veículos da sua empresa. Para ser mais prático e ficar melhor exemplificado, trata-se de adotar medidas com o objetivo de diminuir os prejuízos causados pelas multas. Essa situação precisa ser levada em consideração. Qualquer empresa precisa realizar esse controle. Colocar em prática uma boa gestão das infrações evita uma série de prejuízos.

Todas as vezes que um motorista comete uma infração durante o trajeto, por meio de algum agente de trânsito ou radar eletrônico, a ocorrência é registrada e encaminhada para o órgão competente.

Após isso, a autuação é emitida e enviada através de uma notificação, via correio. Bom, mas inicialmente a multa em si não é emitida. E é nesse cenário que existem margens para analisar se existiram falhas ou divergência na autuação.

Assim, surge a possibilidade de solicitar o cancelamento da multa. É possível, inclusive, convertê-la em uma advertência ou então, se preferir, recorrer junto ao órgão que fez a autuação. Surgem diversas etapas nesse processo, com seus respectivos prazos. Então, é fundamental manter um bom controle de gestão de multas de trânsito, caso exista o desejo de amenizar ou anular os custos desse tipo de ocorrência.

Nesse cenário, a boa gestão das infrações torna-se fundamental para sua frota. Afinal, ela possibilita que prejuízos sejam amenizados ou evitados. 

Como diminuir os índices de multas no trânsito?

Meios tecnológicos são o caminho mais adequado para que você reduza a incidência de infrações na sua frota. Assim, contribuirá para a melhor gestão da dirigibilidade dos seus motoristas. Contudo, é fundamental que você, gestor, invista em treinamentos com o objetivo de melhorar a postura dos seus colaboradores no momento de conduzir os veículos. Palestras, workshops ou mesmo reuniões com um bate-papo, são muito eficientes.

Motoristas mais educados no trânsito, além de gerarem menos prejuízos financeiros para sua frota, também ajudam a construir a imagem dela perante o mercado. Eles são o primeiro contato que sua empresa tem com seus clientes, fornecedores e parceiros. Portanto, um meio eficaz é investir na educação dos condutores dos seus veículos.

Tecnologias Asmontech para auxiliá-lo na diminuição das multas

Além disso, a Asmontech fornece tecnologias inovadoras e totalmente eficientes, com o objetivo de auxiliar ao máximo durante todo o trajeto. Conheça abaixo:

Videomonitoramento: a ferramenta consiste na instalação de câmeras em seu veículo. Dessa forma, o gestor visualiza, em tempo real, tudo o que acontece com o veículo. E, como citado acima, esse pode ser um bom recurso no momento de recorrer as autuações realizadas, caso haja alguma suspeita de falha por parte do agente que realizou a autuação. Além disso,  a tecnologia contribui com a direção defensiva do motorista;

Sensor de Fadiga: desenvolvido essencialmente para garantir a segurança do condutor, o Sensor de Fadiga também pode atuar como um meio de prevenir infrações. Afinal, um motorista cansado ou desatento está muito mais suscetível a cometer infrações no trânsito. Com a tecnologia, condições assim são evitadas;

Sistema de Gestão: uma plataforma que reúne todas as informações da sua frota, inclusive, dados sobre dirigibilidade, é fundamental. Você poderá avaliar todo o cenário, desde o momento da partida até a chegada dos seus veículos ao destino final. Ter dados relevantes em mãos é fator primordial para identificar as falhas e corrigi-las.

Todas essas tecnologias estão disponíveis na Asmontech. São soluções únicas e completas, para auxiliar o gestor a ganhar em produtividade e evitar ocorrências indesejáveis. Ganhe em eficiência, economia e faça sua frota funcionar como nunca antes.

Compartilhe
Posts relacionados