Inovação e Tecnologia – Falta de investimento leva a perda de mercado

Inovação e Tecnologia

Conteúdo do artigo

Nos últimos cinco anos, no sul do país aumentou o número de empresas decretando falência e outras estão na justiça tentando se restabelecer. Sendo assim, é fácil concluir que, para se manter vivo e competitivo no mercado, independente da área de atuação, se faz necessário investir em inovação e tecnologia.

Grandes empresas e transportadoras já entenderam isso e colhem os resultados do investimento, por exemplo, na tecnologia de videomonitoramento.

Ao contrário do que muitos gestores, por inexperiência ou por alguma situação malsucedida, argumentam, investir em inovação e tecnologia não aumenta a despesa da empresa.

Agilizar processos, otimizar recursos, abastecer o operacional e o gestor com dados para tomadas de decisões assertivas, entre outros, são os benefícios do investimento em inovação e tecnologia, independente do segmento de mercado que se esteja.

A revolução digital e tecnológica é uma realidade. Ir contra é nadar contra a maré, certamente fará a empresa “morrer na praia”.

Dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que pouco mais de 7% dos investimentos das empresas nacionais são em tecnologia. Considerada na pesquisa apenas empresas de médio e grande porte é um número relativamente baixo, tamanho o potencial do porte destas.

A consciência é gradativa. As pioneiras neste sentido irão se destacar e ganhar mercado frente as outras que demorarem para embarcar nessa onda.

É preciso entender ainda que o investimento em inovação e tecnologia, por parte das empresas, independente do porte, contribui para movimentar a economia.

Neste viés se faz necessário refletir sobre a cautela e a estratégia na busca pela tecnologia correta. Buscar uma empresa séria também é a chave para que o investimento não se torne um prejuízo. Assim sendo faz-se fundamental o conhecimento técnico da solução que procura. Conhecer o produto, serviço e a necessidade da sua empresa é o primeiro passo para definir a prioridade do investimento.

Dito isso é preciso ficar claro que, em muitos casos, o investimento não precisa ser alto. O ideal é que comece devagar. Colher os frutos e resultados é uma estratégia para que novos recursos contribuam para manter o investimento. Afinal, com a rapidez com que as tecnologias aparecem, esse investimento é uma constante.

Investir em inovação e tecnologia certamente aumenta o faturamento das empresas. Ainda que o resultado seja a médio-longo prazo é uma situação que, entre outras razões, faz girar a economia.

Para qualquer negócio crescer e ganhar fatia de mercado é preciso acompanhar a era digital. Em outras palavras, é preciso manter o investimento em inovação e tecnologia!

 Em uma pesquisa, realizada pela DHL Supply Chain, o investimento em transporte terrestre é visto por 75% das empresas como estratégico para impulsionar os negócios.

Diante disso, investir em inovação e tecnologia para destacar-se no mercado se torna uma prioridade. Além de, melhorar a experiência do cliente, que contrata a transportadora e de promover a segurança nos negócios como um todo.

Conheça nossas ferramentas tecnológicas!

Compartilhe
Posts relacionados