Monitoramento de frotas: 4 ferramentas para melhorar o gerenciamento

Conteúdo do artigo

O setor de transporte é extremamente importante para o bom funcionamento de basicamente tudo. Seja para locomover mercadorias ou pessoas, os veículos precisam estar sempre circulando. Por isso o monitoramento de frotas e desempenho de motoristas, é primordial.

Assim, o gestor tem a possibilidade de identificar as falhas e corrigi-las o mais rápido possível. A partir disso, gera mais produtividade, eficiência e reduções de custos.

Existem diversas soluções disponíveis para elevar o nível de monitoramento da sua frota. Veja abaixo as melhores tecnologias que, ao adotar em sua gestão, você obterá resultados positivos e ganho considerável na assertividade e segurança de suas operações no monitoramento de frotas.

1 – Telemetria 

Gere relatórios completos a respeito da dirigibilidade, rankings de motoristas e visualize com precisão como está o consumo médio de combustível de suas frotas. Isto é possível com um sistema eficiente de telemetria. Essencial para obter uma gestão completa e eficaz para entender o cenário como um todo de seus veículos.

Além de obter mais autonomia na hora de controlar as operações, a ferramenta possibilita prever problemas mecânicos. E o que isso pode ajudar? Ao prevenir-se contra futuras dores de cabeça com manutenções corretivas, o gestor poderá coletar informações valiosas para a realização de rotinas de manutenções preventivas. A partir de tudo isso, o resultado é: ganho de tempo/produtividade e redução de custos. 

Outra possibilidade que a telemetria proporciona é o controle eficiente da velocidade dos veículos. O gestor poderá visualizar se o motorista está conduzindo acima da velocidade máxima permitida, e poderá enviar alertas ao condutor do veículo, o que proporcionará mais segurança para todos os envolvidos no processo de transporte.

2 – Rastreamento 

A tecnologia de rastreamento veicular proporciona ao gestor controle total sobre a frota. Com as informações fornecidas pelos rastreadores, é possível identificar possíveis erros de operação, corrigi-los e, desta forma, gerar mais produtividade e, como consequência, satisfação dos clientes.

O rastreamento, também, gera mais segurança ao condutor do veículo. Afinal, os dispositivos apontam a localização da frota em tempo real. Desta forma, qualquer desvio suspeito de percurso, pode indicar que alguma ação criminosa tenha ocorrido. Com o rastreamento, as medidas necessárias são tomadas com muito mais rapidez e a possibilidade de encontrar o veículo é muito maior.

Veja abaixo os principais motivos para começar a rastrear a sua frota:

  • Gestão automatizada;
  • Redução de custos operacionais;
  • Prevenção de acidentes;
  • Alertas de manutenção;
  • Controle eficaz de abastecimento dos veículos;
  • Mais segurança em todo o processo. 

3 – Sensor de Fadiga & Colisão 

Esta é uma tecnologia que visa sempre a segurança do condutor do veículo e das pessoas ao redor. Ela monitora qualquer sinal de cansaço ou de má condução e, a partir disso, emite alertas de segurança para uma central de controle. Existem diversos veículos nos quais é possível aplicar esta tecnologia.

  • Em caminhões baús, com sistema cinco câmeras;
  • Em frotas de transporte de combustível;
  • Frotas de ônibus rodoviários.

A câmera de fadiga tem a capacidade de detectar e estabelecer padrões de comportamentos. E, quando é identificado qualquer sinal de cansaço, por exemplo, a central entra em contato com o motorista e, se for o caso, recomenda que ele reserve aquele tempo para descansar.

A tecnologia é excelente para manter todo o processo de transporte, seja de cargas ou passageiros, em perfeito estado de controle e segurança.  

4 – Videomonitoramento

O videomonitoramento é uma tecnologia extremamente útil para reduzir riscos de ações criminosas em suas frotas. Com as diversas câmeras instaladas nos veículos, é possível que o gestor tenha visualização, em tempo real, de todo o percurso realizado pelo veículo e as operações que ocorrem nele.

Existem diversas formas de aplicação desta ferramenta. Confira abaixo os diversos veículos nos quais a tecnologia pode ser aplicada:

  • Veículos de transporte de combustível;
  • Caminhões de carga/baú;
  • Frotas de ônibus rodoviários;
  • Caminhões de coleta;
  • Trem;
  • Carro forte.

Além de auxiliar muito no desempenho de todas as operações de transporte, seja de cargas ou passageiros, este sistema evita que fraudes possam ocorrer.

Afinal, sem esta tecnologia, ficaria muito difícil seguir as normas de auditoria.

Com o conjunto de câmeras gerando imagem o tempo todo, também é possível identificar causas de possíveis acidentes, por exemplo.

Utilize as tecnologias para ganho de produtividade

Todas as soluções expostas acima, operando em conjunto, resultarão em um monitoramento de frotas extremamente assertivo e eficaz. Obtenha as melhores ferramentas, utilize as tecnologias a seu favor e eleve o nível de operação e gestão dos seus veículos. Dessa forma, você gerará redução de custos, satisfação dos clientes, segurança e produtividade.

Compartilhe
Posts relacionados