Como fazer um plano de manutenção de frotas eficiente?

Conteúdo do artigo

O Plano de Manutenção da sua frota está em dia?

Sabia que não ter um plano bem estruturado pode causar grandes prejuízos para a sua empresa?

Isso porque a manutenção evita impedimentos por causa de problemas nos veículos e agiliza o processo de conserto em caso de empecilhos.

Neste artigo você vai entender como funciona o plano e os tipos de manutenções que existem, quais os prejuízos que sua empresa pode ter caso não tenha um plano bem elaborado e como a tecnologia pode ajudar.

Boa leitura!

Tipos de manutenção de frota

Existem 3 tipos de manutenção para os veículos, que são:

Manutenção preventiva ou programada

Que consiste no diagnóstico do veículo antes que o problema ocorra ou apareça, reduzindo as chances de falha mecânica.

Manutenção corretiva

Feita quando o problema já ocorreu e precisa ser resolvido o quanto antes. Nessa manutenção, os gastos que você terá, provavelmente, serão bem maiores do que a preventiva.

Manutenção preditiva

Investimento em prevenção e cuidados com a frota a longo prazo. Aqui, equipamentos tecnológicos auxiliam na segurança da frota e dos motoristas, como por exemplo o videomonitoramento do veículo.

Como elaborar o plano de manutenção?

1. Faça o levantamento de dados da sua frota

Quantos veículos você possui? Quais as datas das últimas manutenções? Quais as próximas?

Se você não tem os dados básicos sobre isso, esse é um sinal de que você pode estar perdendo mais dinheiro com manutenções do que lucrando com a frota.

2. Orçamento fixo para a manutenção

Como você fará manutenções preventivas, é necessário preparar o orçamento para isso todos os meses ou a cada quantidade de tempo que for necessário entre cada uma delas.

3. Construa um cronograma e histórico de manutenções

A organização é a palavra-chave aqui. Então anote tudo sobre as manutenções dos veículos: data, horário, quando é a próxima, em qual oficina foi levada e o que foi feito.

Quanto mais informações, melhor para você. E lembre-se: o plano de manutenção é para cada veículo.

4. Crie um checklist

Fica muito mais fácil saber o que precisa ser feito na manutenção, quando você já tem separado quais as necessidades do momento para cada veículo, como: lubrificação, mecânica, elétrica, funilaria e pintura, borracharia e tapeçaria.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Se você preenche esses dados à mão ou através de uma planilha no excel, saiba que é muito mais fácil de ficar perdido(a) entre uma manutenção e outra. Hoje em dia existem plataformas de gestão de frotas que estão aí para isso mesmo. Além de monitorar e ajudar no planejamento da manutenção, tem muitas outras funções. Conheça.

Principais erros na elaboração de um plano de manutenção

Agora que você vai começar ou melhorar a maneira de realizar o plano de manutenção dos seus veículos, cuidado para não cometer esses erros básicos:

  • Comprar peças de má qualidade
  • Gerir mal o uso do combustível
  • Negligência com os pneus
  • Fazer apenas um plano de manutenção e aplicar em todos os veículos

Elaborar um plano de manutenção eficiente exige tempo e conhecimento, mas como falamos anteriormente, plataformas de gestão de frotas já fazem isso por você e consequentemente potencializam os seus resultados.

A Asmontech é uma empresa de tecnologia que facilita a gestão e segurança da sua frota. Conheça as nossas soluções apertando 👉 aqui.

Compartilhe
Posts relacionados