Investir em treinamentos e políticas de segurança no trabalho ajuda a poupar gastos com acidentes e afastamentos de funcionários
Investir em segurança dentro do ambiente de trabalho deve ser visto pelas empresas como um influenciador direto sobre a produtividade dos motoristas. Portanto, a segurança é um fator importante para o sucesso de um negócio. Afinal, quando funcionários se sentem confortáveis e seguros, trabalham felizes em suas funções.
Principalmente no caso das empresas de transportes, onde funcionários podem se envolver em acidentes de trânsito e passam a ter prejuízos com o absenteísmo, afastamentos por internação, tratamento médico, auxílio-doença, baixa produtividade, readaptação de funções, além de contratações imediatas em caráter de urgência para não afetar a produtividade e entregas.
Por isso, este artigo tem o objetivo de alertar sobre a importância da segurança do trabalho. Com dicas para potencializar a produção da sua empresa transportadora.
Dicas de Segurança no trabalho do motorista:
Políticas de segurança no trabalho
Os gestores das empresas de transporte precisam levar a responsabilidade social a sério e começar a assumir a segurança e qualidade de vida dos motoristas como compromisso fundamental no ambiente de trabalho.
Eventos como a SIPAT (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho) são importantes. Mas não devem funcionar como obrigação ou apenas em determinados períodos curtos do ano. Pelo contrário, a preocupação com acidentes de trajeto, ou de trabalho, deve envolver todos os colaboradores durante todo o ano!
Seria mais eficaz, eficiente, produtivo e econômico para as empresas de transporte investir na segurança de seus funcionários no trânsito o ano todo, por meio de uma política interna de segurança, de qualidade de vida no trabalho e de prevenção de acidentes. É preciso elaborar um trabalho permanente voltado para a oferta de estímulos e incentivo às aprendizagens seguras e defensivas no trânsito seja dentro da empresa ou fora dela, na estrada.
Orientações práticas
Além de uma boa política de segurança dentro das empresas. É preciso também orientar os motoristas para que estes tenham a consciência de sua responsabilidade. Ao adotarem cuidados simples, mas que muitas vezes são ignorados por motoristas imprudentes, eles são capazes de evitar acidentes e salvar muitas vidas. Veja algumas dicas de segurança:
- Atenção à distribuição da carga no caminhão para garantir uma melhor estabilidade;
- Atenção ao posicionar os retrovisores para que ofereçam o maior ângulo de visão possível e reduzam os pontos cegos;
- Nas curvas, atenção ao usar os freios: dê preferência à redução ou ao freio motor;
- Realizar todas as revisões do veículo nos prazos previstos;
- Manter uma distância segura de outros veículos em vias de alta velocidade;
- Atenção ao dar a seta com bastante antecedência, para que outros veículos próximos tenham tempo de reduzir a velocidade;
- Usar o cinto de segurança é essencial e reduz drasticamente o número de vítimas fatais em acidentes;
- À noite, nas estradas, cuidado com o farol alto, para não prejudicar a visibilidade dos motoristas que vêm do outro lado da via;
- Em veículos com freios ABS, em caso de emergência, pise no pedal do freio com firmeza;
- Nunca falar ao celular quando estiver dirigindo;
- Nunca dirigir sob efeito de medicamentos, drogas ou álcool.