Veículos elétricos: vale a pena o investimento para frotas?

Conteúdo do artigo

Para muitas pessoas, veículos elétricos podem parecer um artigo de filme futurista. No entanto, essa é uma realidade presente. O número de carros movidos a eletricidade vem se tornando cada vez maior em todo o mundo e o Brasil acompanha essa tendência de crescimento. 

Além das evidentes vantagens ambientais, os veículos elétricos também apresentam outros benefícios, como custos menores de manutenção e maior vida útil

Assim, surge a questão: vale a pena investir nos elétricos em uma frota de veículos? Neste texto, responderemos a essas e outras possíveis perguntas. Leia e tire suas dúvidas. 

O que são veículos elétricos?

O primeiro automóvel a atingir a velocidade de 100 km/h, em 1899, era um elétrico. Porém, com o passar dos anos, o uso dos combustíveis derivados do petróleo ganhou força, tornando-se hegemônico na indústria automobilística. 

Com a busca por formas de transporte mais sustentáveis, os veículos elétricos voltaram a se destacar. Esses modelos têm propulsão elétrica, com o uso de uma bateria de alto desempenho. Assim, não utilizam combustível fóssil, o principal responsável pela emissão de CO2 na atmosfera.  

Veículos elétricos no cenário mundial e no Brasil

Em um mundo em que as preocupações com o meio ambiente são cada vez mais urgentes, os veículos movidos a eletricidade se tornam peças-chave. Em 2012, 130 mil elétricos foram vendidos no planeta. Dez anos depois, essa quantidade pode ser vendida no período de apenas uma semana.  

De acordo com dados da IEA, a venda de veículos elétricos em 2021 correspondeu a 8,57% do total vendido mundialmente. Mesmo no cenário de pandemia da Covid-19, em que as vendas de carros comuns decresceram, o mercado de elétricos seguiu em visível crescimento. 

No Brasil, esses índices são mais tímidos, mas também apresentam elevação. Estima-se que o país conte hoje com 100 mil veículos com propulsão elétrica, sendo 16.354 deles vendidos entre janeiro e maio de 2022. 

Vantagens dos veículos elétricos em frotas

Entrando mais especificamente no tema das frotas de veículos, existem algumas vantagens que podem ser consideradas: 

  • redução na emissão de gases nocivos de até 68% em comparação com veículos movidos por combustível; 
  • por causa do torque instantâneo, os elétricos têm melhor desempenho, sobretudo para frotas de veículos de transporte; 
  • maior segurança, uma vez que esses veículos são mais estáveis e não utilizam combustíveis inflamáveis; 
  • a longo prazo, os custos com manutenção são reduzidos e a durabilidade dos veículos movidos a eletricidade é maior. 

No entanto, é preciso que a gestão de frotas considere alguns pontos, sobretudo no cenário brasileiro: 

  • o investimento para a aquisição de veículos elétricos é ainda bem alto; 
  • existem poucos pontos de carregamento; 
  • a autonomia desses veículos é reduzida; 
  • o tempo de carregamento pode ser elevado. 

Nesse sentido, respondendo à questão inicial deste texto, o investimento na aquisição de veículos movidos a eletricidade para frotas pode depender de alguns fatores. 

A tendência é que alguns desses pontos de preocupação sejam sanados com o passar dos anos. Assim, o investimento feito aos poucos, e considerando todos os aspectos para uma gestão de frotas de veículos eficiente, é sim uma boa opção.

Asmontech: solução definitiva para a gestão de frotas

E quando o assunto é gestão de frotas, a Asmontech tem a melhor tecnologia. A empresa disponibiliza uma plataforma completa para todos os aspectos de gerenciamento de veículos. 

Para saber mais, conheça as principais soluções oferecidas pela Asmontech: plataforma para gestão de frotas, sensor de fadiga e vídeo monitoramento. Com elas, o controle de veículos, sejam eles elétricos ou não, fica muito mais fácil.

Compartilhe
Posts relacionados