Empresas de transporte enfrentam diversos problemas relacionados aos riscos que envolvem a operação, como falta de controle de trajeto, fraudes e, naturalmente, insegurança. Por isso, soluções tecnológicas, como um sistema de videomonitoramento, são muito importantes para a boa gestão de transportadoras.
Se o gerenciamento de frota não consegue identificar o que acontece durante as rotas e especialmente se tem problemas recorrentes de acidentes ou perdas de bens patrimoniais, é preciso considerar o assunto.
É por esse motivo, aliás, que algumas empresas de seguro exigem, como medida preventiva, instalação de sistemas de videomonitoramento, especialmente para o transporte de determinadas mercadorias.
O sistema é uma das melhores opções para inibir e reduzir roubos e furtos. Afinal, mesmo à distância, a transportadora acompanha a entrega e, se houver algo estranho no trajeto, pode agir imediatamente, acionando as autoridades responsáveis.
Este artigo esclarece o que é o videomonitoramento, por que é essencial para empresas de transporte e as desvantagens de não o utilizar na gestão de frotas. Se você é responsável por gerenciar o trajeto de veículos e entende a importância de evitar problemas, como fraudes e furtos, leia os tópicos a seguir e saiba como otimizar a administração da sua empresa.
O que é videomonitoramento?
O videomonitoramento é, como seu nome sugere, um acompanhamento feito em tempo real, por meio de equipamentos de captura de imagens e monitores de alta resolução.
As filmagens são transmitidas para uma central, onde o monitoramento e a gestão da frota são realizados.
Geralmente, poucas pessoas estão envolvidas nesse acompanhamento, o que é financeiramente viável, especialmente devido à possibilidade de fazer a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo.
O uso do sistema oferece diversos benefícios para transportadoras, como maior facilidade no combate a fraudes internas, redução de infrações de trânsito, inibição de furtos, vandalismos e roubos e, especialmente, segurança para o condutor e as cargas.
Qual a função do videomonitoramento para transportadoras?
Um dos motivos pelos quais transportadoras devem usar um sistema de videomonitoramento é a habilidade de identificar a necessidade de manutenção na frota, o que é essencial para cumprir as normas de segurança e exigências para auditorias.
O sistema também auxilia na inibição de furtos e roubos. Afinal, se a transportadora tem câmeras com sensores de movimento e alarmes, dentro ou fora do estabelecimento, a empresa desestimula essas ações.
Os vídeos produzidos pelo sistema também podem ser utilizados na investigação de episódios de vandalismo e ações suspeitas.
O gestor também pode identificar outros erros nas operações, como desvio de combustíveis e manipulação errada de produtos, especialmente de cargas perigosos ou de alto valor.
Acompanhar a condução do motorista por meio do videomonitoramento também ajuda na perícia de acidentes de trânsito e se o sistema for integrado com relatórios de telemetria, fica mais fácil descobrir onde houve erros, como excesso de velocidade, aberturas de portas e frenagens.
Quais são as desvantagens de não usar na operação?
A sensação de insegurança é o principal problema. Isso por que a empresa não tem como saber, de imediato no caso de alguma incidência, o que limita seu poder de ação.
Como resultado, pode sofrer maiores perdas, seja de bens patrimoniais, devido a furtos, roubos ou depredação nos veículos, seja de capital humano.
A gestão também não é tão eficaz quanto poderia ser. O sistema de videomonitoramento ajuda a melhorar o desempenho das transportadoras porque registra dados e cria relatórios importantes para a tomada de decisões mais inteligente.
Sem o sistema, fica mais difícil seguir normas relevantes para auditorias e identificar a causa de acidentes para prevenções. Afinal, não é possível utilizar vídeos na reciclagem e treinamento de condutores.
O sistema de videomonitoramento reúne um conjunto de câmeras que captam, registram e transmitem imagens para uma central, em tempo real. Para transportadoras, a solução ajuda no cumprimento de normas de segurança necessárias para auditorias, a inibir problemas como fraudes e furtos e a agir com mais rapidez no caso de desvios, roubos e acidentes.
A otimização da empresa também é um grande benefício, pois a tecnologia gera relatórios importantes para a tomada de decisões e contribui para a criação de materiais para treinamento de condutores.
Você gerencia frotas de veículos? Então aproveite e confira agora quais soluções tecnológicas podem ser usadas para garantir maior segurança no transporte de cargas.