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Fim de ano: como se preparar para o aumento na demanda da frota

Aumento na demanda da frota

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Dependendo do nicho da empresa, pode ocorrer diversas variações ao longo do ano e uma delas é o aumento na demanda da frota.

No entanto, o fim de ano costuma criar picos na demanda por produtos, devido a festas como o Natal e o Réveillon, o que exige atenção e preparo de profissionais que trabalham com gestão de frotas.

Afinal, o aumento na demanda de comércio e da indústria está naturalmente relacionada à necessidade por transporte para a distribuição de mercadorias e de insumos. Por isso, empresas do ramo precisam se preparar, o que pode envolver até mesmo o aumento da sua própria frota de veículos e contratações temporárias.

Aliás, como muitas das compras nesse período estão relacionadas às festas de fim do ano, o consumidor precisa ter o produto no prazo ideal para, por exemplo, presentear seus amigos e familiares no Natal. Por isso, cumprir o prazo de entrega é ainda mais importante.

O planejamento operacional em logística, de modo ideal, deve ajudar a empresa a atender uma maior demanda sem perder a qualidade do atendimento ou aumentar custos. No entanto, a sazonalidade pode gerar gastos extras e até exigir novos investimentos.

Por isso, é importante que o profissional responsável pela gestão da frota avalie o cenário e prepare a sua empresa para atender bem o aumento na demanda da frota. E, para ajudar, compartilhamos algumas dicas ao longo deste artigo.

Realize uma roteirização logística de acordo com o aumento na demanda da frota

A roteirização logística envolve o estabelecimento de caminhos e estratégias de modo a encontrar uma rota mais simples e otimizada, com menor tempo de deslocamento e economia de combustível.

Para isso, naturalmente, você deverá considerar todos os processos de transporte, desde o recebimento de pedidos até a saída do motorista — e o aumento na demanda.

Além de conversar com clientes e considerar outros dados, como a situação da economia do país, o histórico da empresa ajuda a sugerir a sazonalidade.

Se você utiliza um sistema de gestão de frotas, analise os dados e informações sobre períodos de fim de ano para criar melhores rotas e estratégias, e seja capaz de atender à demanda de modo eficiente.

Se quiser aprender sobre técnicas e modelos de roteirização, recomendamos a leitura do artigo ‘Roteirização logística: veja como aplicar eficazmente na sua frota’.

Lembre-se de que os custos logísticos costumam ser um dos principais gastos da empresa e que a roteirização ajuda a economizar.

Afinal, algumas rotas devem ser mais rápidas e estar associadas a um menor consumo de combustível e até desgaste dos veículos, o que reduz a necessidade de manutenção e, assim, evita despesas.

Além disso, a melhora na eficiência e o aumento na produtividade da frota ajuda a aumentar a lucratividade e o potencial de competição no mercado.

Monte um plano de manutenção para evitar eventuais problemas

Um plano de manutenção contém um calendário que evita problemas e, assim, mantém os veículos da frota em bom estado de operação, garante a segurança das pessoas e ajuda a reduzir custos operacionais.

É claro que os veículos podem ser avaliados e, eventualmente, reparados apenas na hipótese de componentes com defeito ou rendimento inferior ao normal. No entanto, a manutenção corretiva, em geral, é mais custosa e deve ser evitada.

A manutenção preventiva, por outro lado, prevê a necessidade de checar e ajustar componentes com base na recomendação de fabricantes e até mesmo nos dados gerados pelo sistema de gestão de frotas que, aliás, favorece a manutenção preditiva, que tem como objetivo antecipar problemas nos veículos por meio da coleta de dados da frota.

É importante considerar o cronograma de manutenções para evitar problemas em veículos no período de maior demanda e até mesmo a necessidade de manter o veículo parado na oficina, o que além de ser mais custoso, no caso da manutenção corretiva, diminui a frota disponível para atender a demanda e pode prejudicar a receita da empresa.

Por isso, é recomendado avaliar os veículos preventivamente. Assim, quando a demanda aumentar, a transportadora estará pronta para atender bem a seus clientes com toda a capacidade.

Negocie prazos com seus fornecedores e clientes

A sazonalidade pode requerer que você aumente a frota, contrate trabalhadores temporários ou faça parcerias com outras transportadoras, caso a empresa não consiga atender a demanda.

Se os contatos com clientes e os dados no sistema de gestão de frotas sugerirem uma sazonalidade que você sabe que não consegue atender com os ativos que tem hoje, comece a planejar com antecedência porque essa atitude pode ajudá-lo a garantir a disponibilidade e a negociar preços mais baixos.

É importante considerar os prazos de entrega de mercadorias e de pagamento a fornecedores. Afinal, você deve entregar os produtos de acordo com o prazo estabelecido e melhores condições de pagamento podem ajudar a mitigar os custos extras com as novas contratações.

Assim, você preserva a boa performance da frota e evita um aumento muito grande nos gastos da empresa e a manutenção dos custos pode ajudar a oferecer melhores preços no período – o que pode ser um importante diferencial competitivo – e a aumentar a sua lucratividade.

Utilize tecnologias para acompanhar o seu processo como um todo

O uso de soluções tecnológicas ajuda a simplificar rotinas de trabalho, aumenta a produtividade e melhora a gestão da frota. Como mencionamos anteriormente neste artigo, sistemas gerenciais geram dados que facilitam a previsão de períodos sazonais.

O software ajuda a verificar, por exemplo, o histórico de vendas em cada região no mesmo período em anos anteriores e, assim, a prever melhor o aumento na demanda.

Esses dados podem, portanto, indicar que em dezembro, você tem um aumento de 30% nos pedidos de um determinado cliente que atende a algumas regiões da cidade. Com base nessa informação, você pode criar uma boa rota e preparar a frota para atender à demanda.

Você também pode ler indicadores de performance que ajudam a entender, por exemplo, a capacidade de entrega em um dia, para garantir a boa performance da frota.

As soluções tecnológicas também favorecem a produtividade e eficiência da gestão de frotas porque integram os diversos departamentos da empresa e orientam melhor a decisão dos administradores, com base em dados e informações.

Esses hábitos ajudarão você a preparar a sua frota para o período de sazonalidade de fim de ano. Se você criar bons roteiros, programar manutenções, negociar prazos e utilizar dados do sistema gerencial, certamente conseguirá atender bem os clientes quando ocorrer o aumento na demanda da frota.

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