Como combater a evasão de receitas em frotas de ônibus

Evasão de receitas

Conteúdo do artigo

Investir em tecnologia tem sido a solução mais indicada para aumentar a segurança, o faturamento e reduzir a evasão de receitas

Ao contrário do que se pensa, assaltos e atos de vandalismo não são os únicos problemas que impactam o departamento financeiro das empresas de ônibus.

Uso indevido de cartões estudantis, problemas de leitura nos bilhetes únicos, entrada pela porta dos fundos, passar por cima ou por baixo da catraca com ameaça aos colaboradores, processos jurídicos e fraude por parte dos colaboradores são alguns dos fatores que interferem diretamente no faturamento das empresas de ônibus.

Os desafios para combater a evasão de receitas vão de fatores sociais de segurança à busca de soluções tecnológicas.

A gestão de frotas é um investimento necessário que traz retorno. Junto a isso está a instalação de câmeras e MDVR que possibilitam monitorar e registrar ações para ter maior controle, entre outras coisas, no caso das frotas de ônibus, sobre a quantidade de passageiros que transitam nos veículos. Esse controle vai auxiliar para que a conta feche.

Além de monitorar a entrada e saída dos usuários, o sistema de câmeras e MDVR pode inibir a ação de pessoas mal-intencionadas bem como supervisionar a produtividades dos colaboradores, que tendem a ficar mais atentos sabendo que estão sendo monitorados.

Evasão de receitas

Fator Jurídico

Outro ponto que vale destacar do benefício de investir na gestão completa de frota, neste caso começando pelo uso das câmeras e MDVR é a redução dos custos jurídicos com processos que tendem a desfavorecer as empresas.

As gravações, relatórios e registros disponíveis pelas ferramentas do sistema de gestão de frotas, podem ser usadas como provas pela defesa quando um usuário, por exemplo, processar a empresa por uma queda ou lesão, em tese causada por uma freada brusca ou outro fator que responsabilize a empresa pelo dano causado a integridade física ou até mesmo moral.

Os materiais anexados aos autos dos processos diminuem conflitos e contribuem nas decisões e veredictos, inibindo assim a ação inclusive de falso testemunho, por exemplo.

Sistema de gestão, câmeras e MDVR é o futuro das empresas que prezam a saúde financeira da sua frota.

Compartilhe
Posts relacionados