Rastreamento de Ônibus: entenda a importância

Rastreamento de Ônibus

Conteúdo do artigo

É comum acreditar que quando o assunto é rastreamento veicular, o serviço seja mais frequente em carros, motos ou caminhões, não é mesmo? Principalmente quando se fala em logística, transporte de cargas e etc. Mas os rastreadores também estão muito presentes em ônibus. Afinal, quando se trata de monitoramento de frotas, eles também estão inseridos no cenário.

Imagine um sistema de transporte público. É preciso muita organização e eficácia em todos os processos, escalas, itinerários, etc. Nesse cenário, para melhor proveito e uso da população, é preciso ter em mente os melhores trajetos para cada linha, o fluxo de passageiros, a frequência, etc. É preciso planejar. E os rastreadores são aliados nesse quesito.

E como os rastreadores operam?

Há dois tipos de rastreamentos: via satélite (GPS) e os por radiofrequência. Veja como funciona cada um:

  • GPS – Aparelhos que se comunicam com satélites, emitindo sinais aos receptores, que respondem com as coordenadas geográficas do veículo. Dessa forma, é possível obter a localização exata, em tempo real, do ônibus.
  • Radiofrequência – Emite informações recebidas por meio de ondas de rádio, captadas por antenas. Essas ondas permitem visualizar a localização em locais fechados, como por exemplo, túneis e subsolos.

Por que rastrear ônibus?

Imagine ter uma frota inteira de ônibus e não poder controlá-la? Saber os trajetos, se está operando normalmente, ter em mãos os percursos, o tempo destinado, etc.

É impossível gerir eficientemente os processos, se não obtiver as informações precisas para corrigir contratempos. Quanto mais informações, melhor gestão e, consequentemente, mais produtividade.

As informações que são fornecidas permitem, acima de tudo, transparência. Você saberá por que e onde ocorrem atrasos, se o motorista tem ultrapassado os limites permitidos de velocidade, entre outros.

Mais segurança para os profissionais e para sua frota

Claro, além da gestão eficaz, o serviço de rastreamento de frotas de ônibus proporciona mais segurança. Como dito, você saberá a localização exata de todos os veículos, qualquer desvio de trajeto ou percursos duvidosos.

Além disso, há outro dispositivo que auxiliará para garantir a segurança do motorista e dos passageiros: Sensor de Fadiga & Alerta de Colisão.

Trata-se de uma tecnologia extremamente avançada de inteligência artificial que monitora todo o comportamento do motorista. Ele identifica distrações, utilização de celular ao conduzir o veículo, fadiga, mudança de faixa não sinalizada, alerta de colisão frontal e muito mais.

Ao utilizar essa solução, as empresas terão maior controle sobre as frotas. Isso proporciona tomadas de decisões mais assertivas e o gerenciamento de rotas com menor risco.

O sensor é essencial para:

  • Detectar fadiga do motorista;
  • Apontar indícios de distração;
  • Identificar utilização de celular ao volante;
  • Verificar se o motorista está fumando cigarro enquanto dirige;
  • Emitir alertas de colisão frontal;
  • Monitorar a via;
  • Apontar mudanças de faixa não sinalizadas;
  • Identificar a ausência de motorista no veículo.

A tecnologia é tão útil que grandes transportadoras tornaram sua utilização obrigatória, para o transporte de cargas. E é bem simples de explicar a exigência: o sensor de fadiga é, comprovadamente, um mecanismo que contribui para a diminuição do índice de acidentes, além do fato de reduzir os prejuízos com cargas e indenizações. Ou seja, gera muito mais redução de custos.

Além de tudo, permite conexão com diversas outras tecnologias e não fere a privacidade do condutor, mesmo com a interface de conexão com a central para o gerenciamento de dados.

O Sensor de Fadiga & Alerta de Colisão emite um sinal sonoro, aos menores sinais de sonolência do motorista. Inclusive, possui sinal vibratório no cinto de segurança e no assento. Todos esses recursos são fundamentais para chamar a atenção do motorista e garantir a segurança. E, para completar, existe uma luz infravermelha, que é acionada para dar ao motorista mais um sinal de que é hora de parar e descansar.

O principal fator da ferramenta, além de garantir uma condução segura, é preservar a vida humana. Qualquer sinal fora do comum (cansaço, motorista mexendo no celular, fumando ao volante, etc.) é alertado ao próprio condutor e a uma central de controle, com o objetivo de que a normalidade da condução seja retomada.

O dispositivo é acessível para todos os tipos de categorias de automóveis. Inclusive, capta os sinais do motorista, mesmo quando ele está utilizando óculos de grau ou de sol.

Telemetria, logística aprimorada e controle total

Conjuntamente com o Sensor de Fadiga & Alerta de Colisão, garante a melhor condução dos veículos. Com um sistema eficiente de telemetria, é possível gerar relatórios detalhados sobre as informações a respeito da dirigibilidade das frotas, gerar rankings de motoristas, monitorar o consumo de combustível de forma precisa e muito mais.

Os dados fornecidos pelo sistema são inúmeros, inclusive, a respeito de manutenções. Com a Telemetria, é possível prever problemas mecânicos. O gestor terá em mãos informações fundamentais para as rotinas de manutenção preventiva e corretiva. A partir de tudo isso, o gestor poderá aplicar treinamentos aos motorista e melhorar a eficiência operacional, o que reduz significativamente os custos.

Vantagens da Telemetria

telemetria
  • Mais autonomia na gestão das informações – os dados são obtidos de maneira automatizada e muito mais prática. Com base nisso, a gestão é fundamentada em indicadores de desempenho. Com ela, é identificado o melhor e o pior motorista, é mensurado o tamanho da economia, o quanto ainda poderá economizar, onde os motoristas obtêm melhor e o pior desempenho.
  • Reduz acidentes – É possível verificar a velocidade do veículo, exatamente da mesma forma que o motorista acompanha no painel, quando está dirigindo. Assim, há a possibilidade de alertar os condutores, em casos de excessos de velocidade. Com a telemetria, quem gere a frota poderá estabelecer parâmetros de velocidade, de acordo com a via. Os parâmetros estabelecidos poderão ser variáveis, de acordo com quem dirige o veículo. As informações somam-se ao perfil do motorista.
  • Controle eficaz do consumo de combustível – quando o consumo de combustível é medido apenas pela média do volume abastecido e os quilômetros rodados, é possível saber se está tudo de acordo ou fora dos padrões esperados, mas o porquê daquele resultado é mais difícil de saber. Sem a telemetria, a resposta para essa questão fica muito mais difícil. Afinal, não é feito nenhum diagnóstico da situação. Agora, com a telemetria, as causas para o defeito são identificadas. Tudo o que acontece com o seu veículo é apontado.

E, nesse caso específico, é informado o porquê de o consumo do combustível estar fora dos padrões esperados. Inclusive, o consumo é obtido de acordo com os motoristas, viagens e rotas. Esse controle que a ferramenta oferece, permite identificar falhas na operação e criar planos específicos para solucioná-las, proporcionando gestão eficiente sobre sua frota.

Todas as ferramentas, em conjunto, proporcionarão um rastreamento eficaz dos seus ônibus. Dessa forma, você garantirá produtividade e preservará a integridade física de todos os passageiros e do motorista.

Compartilhe
Posts relacionados