Software de Gestão: 5 Incidentes que podem ser evitados

software de gestão de frotas

Conteúdo do artigo

Gerenciar uma frota eficientemente não é uma tarefa simples. Existem inúmeras responsabilidades com as quais o gestor deve se preocupar. Os mínimos detalhes importam para o bom rendimento dos processos como um todo. Por isso, ter um software de gestão de frotas é essencial.

O profissional responsável precisa, acima de tudo, buscar alternativas atuais para auxiliá-lo no trabalho organizacional das operações. Há inúmeras alternativas e ferramentas que são muito recomendáveis para cada atividade.

Seja para o gerenciamento de pneus, controle correto de abastecimentos ou cálculo de IPVA, por exemplo, existem programas eficientes e preparados para isso. E neste conteúdo você verá o quanto os softwares são um verdadeiro “braço direito” no papel de suprir as necessidades de um gestor.

Qual o papel da tecnologia no gerenciamento

Basicamente, auxiliar nos processos organizacionais da sua transportadora. Contar com sistemas tecnológicos faz com que a empresa otimize os processos operacionais, melhore a logística, gere mais lucro e economia.

Um bom sistema age como um facilitador. Faz com que o gestor tenha em mãos dados precisos e completos. Hoje em dia não dá pra gerir uma frota reunindo dados no papel. É completamente retrógrado e inviável. Portanto, a tecnologia chega para gerar mais confiança, segurança e assertividade. Sem contar o fato de que ela fornece informações o tempo todo sobre seus veículos, de onde você estiver.

O que é e para que serve um software de gestão de frotas?

Um sistema de gestão de frotas é uma ferramenta desenvolvida para ajudar o profissional a fazer todos os processos funcionarem corretamente, da maneira mais eficiente e clara possível. É com o auxílio dessa tecnologia que os erros são identificados, estudados e corrigidos.

Um gestor sem um software para auxiliá-lo, além de perder um tempo valioso, está muito mais sujeito a erros. Visualize o seguinte cenário: uma transportadora com inúmeras entregas a serem feitas, porém, todas atrasadas, veículos parados com problema mecânico, problemas com logísticas e muito mais. Um verdadeiro caos. Bom, tudo isso pode ser muito melhor organizado e evitado com um sistema para ajudar.

Afinal, o gestor pode identificar o causador de todos esses problemas e corrigi-los, com muito mais rapidez. Um exemplo simples está na rotina de manutenção. Uma ferramenta que auxilia o profissional a programar todos os reparos preventivos do veículo pode facilmente resolver o problema de uma frota inativa. Tudo isso ajuda a gerar mais lucro e produtividade para sua empresa.

5 incidentes que podem ser evitados através de um software de gestão de frotas

Bom, até aqui ficou claro o quanto a tecnologia é uma verdadeira aliada na gestão geral de sua frota. Contudo, para ficar ainda mais simples, separamos cinco situações exatas de como os softwares são verdadeiros aliados em cada cenário.

1. Excesso de cansaço do motorista: todo mundo sabe o quão cansativo é a rotina de motoristas que viajam por todos os cantos do Brasil. São horas e mais horas dirigindo. Além do estresse natural das rodovias, eles estão sujeitos ao cansaço. E isso, se não for muito bem monitorado, pode gerar consequências bem ruins.

Um profissional desgastado pode causar acidentes. E, para isso, existe o Sensor de Fadiga. A tecnologia monitora os sinais de cansaço do profissional e recomenda, imediatamente, uma pausa para repouso.

2. Utilização do celular ao volante: causador de inúmeros acidentes diariamente, a utilização do celular ao volante é um dos fatores de maior risco. Um segundo de desatenção é o suficiente para o pior ocorrer. E o Sensor de Fadigas é a ferramenta ideal para isso também.

Ao identificar que o motorista está dirigindo e mexendo no aparelho de celular, a ferramenta emite alertas para a central de monitoramento. Isso evita que essas desatenções ocorram e proporciona maior segurança para todos no trânsito, inclusive, para o próprio motorista.

3. Excesso de velocidade: outro controle efetivo que as tecnologias proporcionam diz respeito à dirigibilidade do motorista. A prudência ao volante é essencial  e existem ferramentas de gestão que monitoram todas essas informações. Dirigir com cuidado é um processo de educação do profissional e existem ferramentas que contribuem para isso.

4. Distrações durante a direção: qualquer tipo de distração ao volante é um perigo enorme ao profissional. O Sensor de Fadiga é a ferramenta que monitora todo o comportamento do motorista durante a viagem. Se ele estiver no celular, fumando, cansado ou com qualquer outro tipo de desatenção, a central de monitoramento é alertada.

5. Ausência de descanso: o cansaço é um verdadeiro inimigo nas estradas. Um profissional sem o devido repouso não performa da maneira que deveria. As tecnologias da Asmontech possuem a capacidade de detectar no motorista a falta de repouso e, a partir disso, solicitar ao profissional que ele realize pausas.

Como o SINQ pode ajudar a solucionar tais problemas

O SINQ (Security, Intelligence and Quality) é uma plataforma desenvolvida pela Asmontech com tudo o que você precisa para gerir sua frota eficientemente. Com a ferramenta, você reúne tudo o que é relevante, em um só lugar. Dessa forma, além de facilitada, sua gestão, é muito mais organizada e assertiva.

Com a tecnologia, você reúne tudo o que há de mais relevante sobre seus veículos. Assim, poderá analisar o cenário, identificar problemas o quanto antes e corrigi-los. Ganhe muito mais em produtividade e economia.

É, definitivamente, tudo o que você precisa para dar o próximo passo e estar à frente de toda a sua concorrência. Posicione-se com credibilidade perante o mercado, gere confiança e resultados.

Compartilhe
Posts relacionados