Transporte de medicamentos, insumos e os principais cuidados

Conteúdo do artigo

Existem alguns produtos específicos que são considerados essenciais para a sociedade, e os medicamentos estão entre eles. Justamente por isso, o transporte de medicamentos não pode parar.

Farmácias, hospitais e postos de saúde precisam estar o tempo todo abastecidos com remédios ou insumos hospitalares, para atender a população e garantir o bem-estar de todos.

Contudo, há algumas particularidades no transporte de medicamentos extremamente relevantes. Esse tipo de carga possui sensibilidade às variações de iluminação, umidade e temperatura. Ao conduzi-los, armazená-los e manuseá-los, é necessário diversos cuidados para que não ocorra perda de qualidade e eficácia, quando chegam nas mãos do consumidor.

A legislação para o transporte de medicamentos

Por se tratar de uma operação de muita sensibilidade e de extremo cuidado com a integridade dos produtos, esta é uma atividade que possui determinações e regulamentações próprias. O principal órgão por orientar este tipo de transporte é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Existem duas legislações principais, confira o que diz cada uma:

  • Portaria 1.052/98 – Diz respeito à obrigatoriedade de obter Autorização de Funcionamento para que empresas de transporte de medicamento possam operar. Inclusive, se o transporte for de substâncias controladas, é preciso uma autorização especial.
  • Resolução nº 329/99 – Aponta alguns roteiros de inspeção que são necessários para o transporte de medicamentos. O documento tem o objetivo de garantir a avaliação das rotinas e as inspeções completas do local.

As recomendações existem como forma de assegurar que os processos sejam realizados de maneira regular e que sigam todas as boas práticas, para que a integridade e qualidade dos produtos não sejam afetadas.

Principais cuidados para o transporte de medicamentos

Como dito acima, este tipo de operação requer algumas particularidades que não são necessárias em transportes comuns. Portanto, é necessário atenção em alguns pontos.

1 – É preciso ter um profissional farmacêutico na equipe

Ele será responsável por dizer quais são as necessidades de cada produto especificamente. Isso envolve as condições de higiene e limpeza do ambiente, conservação e transporte adequado no veículo. Além disso, evitará que os medicamentos entrem em contato com outros materiais no veículo, o que evita qualquer tipo de risco de contaminação.

2 – Dispor de embalagens e veículos adequados

Para evitar que ocorram modificações em medicamentos, é necessário embalá-los adequadamente e transportá-los em veículos muito bem preparados. Há produtos, por exemplo, que necessitam estar em uma temperatura menor do que a do ambiente. Portanto, sua frota deve ter a possibilidade de realizar este tipo de operação.

É preciso sempre estar atento à iluminação, umidade, incidência solar e higiene. Todos os fatores são recomendados pelos embarcadores e reforçados pelo farmacêutico de sua equipe.

3 – Utilize tecnologias para planejamento e rastreamento das operações

Monitorar cada processo é fundamental para um transporte eficiente. Por isso, é necessário dispor de tecnologias preparadas e ideais para que a gestão das operações seja bem feita e, consequentemente, obtenha sucesso em todas as atividades realizadas.

Ferramentas como rastreamento e videomonitoramento de cargas, possibilitam um planejamento assertivo para as atividades, além de garantirem que todo o processo seja realizado da maneira correta, seguindo todas as recomendações e diretrizes que envolvem o transporte de medicamentos.

Utilizar estes meios tecnológicos, proporciona maior controle sobre a atividade do transporte de medicamentos como: rotas, dirigibilidade do motorista e, principalmente, para inibir o roubo de carga, que nesse segmento é sempre um fator de risco.

Sem contar na segurança única que cada tecnologia oferece às suas tarefas, sendo aplicadas, inclusive, em caso de auditorias. Caso ocorra qualquer incidente, falha mecânica com o veículo ou furtos, a sua central poderá agir imediatamente, o que torna as respostas a cada ação muito mais ágil e eficaz.

O setor farmacêutico e de insumos hospitalares, em situações normais, possuem uma demanda extremamente regular.

Em tempos de crise sanitária, como a que vivemos, esta demanda é ainda maior. Portanto, todos os cuidados com transporte, higiene dos profissionais e veículos são necessários. Esteja sempre atento às regulamentações e execute tudo de acordo com as exigências feitas pela ANVISA.

Desta maneira, as farmácias e hospitais estarão devidamente abastecidos para atender a população necessitada. Afinal, o transporte desses produtos contribui diretamente para garantir a saúde e o bem-estar da sociedade.

Compartilhe
Posts relacionados