De tempos em tempos enfrentamos algo em específico que traz cenários desafiantes para o mercado brasileiro e mundial. Atualmente, o que vivemos é uma crise sanitária, mas que impacta em todos os setores da sociedade, principalmente no gerenciamento de frotas. A pandemia de COVID-19, iniciada em dezembro de 2019, na China, preocupa o planeta o todo.
Por ser uma doença de fácil transmissão e que oferece riscos, diversos países, em todos os continentes, adotaram a quarentena, para diminuir a curva de contágio e estabilizar o cenário de infectados. Comércios pausaram atividades, empresas, indústrias, escolas, etc. Contudo, os setores conhecidos como “essenciais” para a sociedade não param. E, claro, o transporte está entre eles.
Supermercados precisam ser reabastecidos com produtos, farmácias com remédios, etc. Mas como manter uma boa gestão de frotas neste cenário todo, sem comprometer os processos da sua transportadora, a saúde e segurança de todos? Veja abaixo alguns pontos importantes para que sua operação não pare e funcione com assertividade.
A responsabilidade do transporte e o papel do caminhoneiro
Em situações normais de operação, a busca por eficiência e transparência com seus clientes já deve ser primordial para uma boa gestão de frotas. Agora, em tempos de crise, essa preocupação deve ser ainda maior. Mas como o gerenciamento de frotas deve ser realizado?
Bom, primeiro de tudo, e ainda mais nesses casos, faça um bom planejamento de transporte. É preciso ter em mente a magnitude do problema que vivemos e planejar muito bem os turnos de trabalho, trajetos, protocolos de segurança e, assim, preservar a integridade de todos envolvidos nas operações de transporte.
Tente prever os cenários e, a partir da alta ou queda nos pedidos de seus clientes, esteja pronto para atender a demanda. Prepare-se, inclusive, para reduzir ou aumentar sua equipe rapidamente. Também faça a devida quarentena dos profissionais com sintomas ou aqueles do grupo de risco, como idosos, por exemplo.
Veja algumas atitudes importantes que podem aumentar a segurança dos profissionais e eficácia nos processos, em conjunto:
- Criar turnos para operações ajuda a ganhar eficiência e reduz o contato de um grande número de pessoas;
- Crie sistemas de entrega à distância;
- Estabeleça protocolos de higiene dos motoristas e veículos;
- Recomende que seu motorista dirija com janelas abertas, para circular o ar;
- Sempre mantenha boa comunicação com seus clientes.
Faça uma boa gestão da sua frota
Como dito desde o início, a boa gestão busca, principalmente, eficiência. Essa é a palavra. E para atingir isso, em qualquer cenário, crise ou não, é necessário bom planejamento e controle total sobre tudo o que ocorre com seus veículos.
Crie processos eficientes de gerenciamento de frotas. Alguns passos são importantes para isso:
- Faça um diagnóstico completo dos seus veículos: liste toda a sua frota. Descreva o estado de cada um dos veículos, ou seja: estado de conservação, quilômetros rodados, a autonomia de cada um, quanto combustível cada veículo consome, custos com manutenção, verifique a dirigibilidade do seu motorista, etc. Com estes dados, você tem uma visão ampla do cenário e consegue corrigir erros;
- Trace um bom planejamento: após reunir todas as informações necessárias do seu veículo, estabeleça objetivos e prazos para alcançá-los. Para isso, faça uma boa descrição de todos os processos, operações e as diretrizes a serem seguidas por motoristas e profissionais envolvidos na logística de transporte;
- Coloque tudo em prática: após planejar e desenhar tudo a ser feito, é necessário realizar. E, para isso, tenha à disposição as ferramentas ideais. Rastreadores veiculares, videomonitoramento, sensor de fadiga, telemetria, entre outros. Tudo isso auxiliará os seus processos de operação. Todo o gerenciamento de transporte e da sua frota será realizado de forma eficiente, segura e garantirá a satisfação dos clientes.
Flexibilidade em negociações é o melhor caminho
Em momentos como o que vivemos, o melhor meio para resolver situações adversas é a colaboração de todos. São muito importantes o diálogo e a consideração de flexibilizar preços e prazos. Talvez oferecer descontos seja uma boa saída, acordos para trabalhos futuros, renegociar datas de vencimentos de pagamentos, entre outros. Há inúmeros meios para que todos os lados entrem em um comum acordo. Afinal, acima de tudo, é preciso buscar eficiência, trabalho sério, com muita responsabilidade e compreensão.