A administração de frotas envolve diversos processos que, se bem gerenciados, contribuem muito para a eficiência de uma empresa. O profissional encarregado por esse controle deve estar atento, também, a assuntos de prevenção e seguro para frotas de veículos.
Mesmo que a gestão seja excelente e que soluções tecnológicas ajudem a evitar sinistros, a empresa não está 100% segura. O efeito de ações indesejadas, no entanto, pode ser minimizado por meio de um seguro para a frota de veículos.
Se você ainda não contratou esse serviço ou precisa renovar um contrato, leia este artigo. No texto, comentamos sobre a importância do seguro, diferenças entre apólices, as principais modalidades e recomendações que poderão ajudar na aquisição.
Por que é tão importante o uso do seguro em frotas de veículos
Em 2020, de acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, 14 mil ocorrências de roubos de cargas foram registradas no Brasil, gerando um prejuízo de R$1,2 bilhão ao setor.
De acordo com o assessor de segurança da associação, esses números representam uma tendência de queda, graças à ação das autoridades e aos grandes investimentos das transportadoras em tecnologias e processos de gestão de risco.
Mesmo nesse cenário, adquirir um seguro para frotas de veículos ainda deve ser considerado por empresas que desejam mitigar riscos. O seguro pode promover mais segurança para as pessoas e os recursos da empresa, embora seja preciso confirmar suas garantias na apólice.
Há contratos que garantem apenas uma cobertura mais básica, como em casos de roubo, furto e incêndio, e outros são mais compreensivos e incluem sinistros como colisão, ato danoso praticado por terceiros e com causas da natureza.
Outras apólices incluem, ainda, garantias adicionais com serviços como blindagem, kit gás, disponibilização de um veículo extra e/ou o pagamento de diárias enquanto o veículo principal da empresa estiver indisponível.
O custo de um seguro para frotas de veículos pode influenciar consideravelmente os preços praticados pela transportadora e, consequentemente, o seu potencial de competir no mercado. Portanto, você deve analisar e comparar apólices e preços com cuidado.
Entenda o que difere o seguro de um automóvel individual e de frota
O seguro para frotas de veículos tem algumas diferenças e uma delas está no contrato. Afinal, a apólice contempla dois ou mais veículos, geralmente, pertencentes a uma pessoa jurídica.
Algumas seguradoras exigem, no entanto, uma quantidade mínima maior de veículos. Antes de solicitar um orçamento, verifique se a empresa aceita uma frota do tamanho que você gerencia.
Outra diferença é que, na contratação de um seguro para frotas de veículos, a empresa pode solicitar informações extras, como histórico de sinistros, região de circulação, ramo de atuação e composição da frota, para apresentar um orçamento.
Modalidades de seguro para frotas de veículos
O seguro para frotas pode ser realizado até mesmo por pessoas físicas, desde que haja mais de um veículo a ser incluído na apólice. No entanto, a cobrança muda de acordo com a modalidade.
Apólices coletivas
Essa modalidade atende a frotas em que os veículos pertencem a um mesmo proprietário, como uma transportadora, que pode adicionar seus diversos veículos ao contrato.
Os veículos dos diretores associados à pessoa jurídica e a empresas subsidiárias ou coligadas, se reconhecidas legalmente, também podem ser contemplados pela apólice e a cobrança do seguro é única, emitida para o CPF ou CNPJ no contrato.
Grupos de afinidade
A apólice do seguro pode ser obtida por uma empresa, como na modalidade anterior, ou por uma associação constituída por seus colaboradores.
O contrato também é único nessa modalidade, mas os certificados de seguro são individuais e naturalmente, os veículos dos colaboradores e de seus familiares podem ser segurados.
Geralmente, os próprios colaboradores pagam pelo seguro nesse modelo, mas a empresa pode realizar o pagamento integral ou proporcional, em comum acordo com seus colaboradores.
Cuidados necessários ao contratar o seguro
Antes de contratar um seguro para frotas de veículos, é importante tomar alguns cuidados. Compartilhamos algumas dicas para ajudar você.
Analise em detalhes a reputação da empresa
Um dos aspectos que você pode considerar na contratação de um seguro para a sua frota é analisar o tempo de atuação da seguradora no mercado. Empresas mais antigas devem ser mais confiáveis e podem apresentar índices de qualidade mais genuínos.
Você pode acessar sites como o Reclame Aqui e estudar os índices de qualidade das seguradoras de seu interesse. No entanto, considere que o site é destinado a consumidores finais e as empresas podem prestar serviços melhores para outras empresas. Por isso, considere, também, a natureza das reclamações.
Um corretor de seguros também pode ajudar com informações. Se você conhecer um profissional confiável, que venda seguros para frotas de veículos, procure saber sobre a qualidade do atendimento, o pagamento de indenizações e solucione suas dúvidas.
Procure orientação jurídica no momento do fechamento do negócio
Mesmo após conversar com um corretor de seguros, é recomendável obter aconselhamento jurídico antes de assinar o contrato. Você precisa garantir que tudo que foi negociado com a empresa seja considerado na apólice.
Aliás, não sonegue informações, garanta que todos os dados e informações da sua empresa estejam corretas no contrato e evite problemas futuros.
O seu advogado pode ajudar a avaliar, com mais critério, o contrato e, assim, você vai entender melhor as particularidades da apólice. Se você deseja que o seguro contemple os veículos dos diretores, por exemplo, é preciso confirmar essa garantia no contrato.
Além disso, é importante verificar as exigências da seguradora, pois em caso de erros, uma indenização pode ser negada. Algumas seguradoras exigem, por exemplo, que a frota esteja equipada com um sistema de videomonitoramento.
Procure referências de outros clientes na internet
Você pode conversar com outros gestores e fazer mais pesquisas para entender se a empresa cumpre bem o que promete em suas apólices após conversar com um corretor e um advogado.
Uma maneira de fazer isso é pesquisar em buscadores como o Google por informações, processos judiciais e avaliações das seguradoras de seu interesse. Em redes sociais como o YouTube, o Twitter e, principalmente, o Facebook, você pode ler algumas avaliações.
É importante considerar, no entanto, que essas avaliações são, majoritariamente, baseadas no serviço da empresa para pessoas físicas e, portanto, podem ajudar na decisão, mas não devem ser determinantes.
Essas dicas ajudam a contratar um bom seguro para frotas de veículos e, assim, garantem mais segurança para a sua empresa. Antes de assinar um contrato, consulte corretores, pesquise informações na internet, leia comentários e converse com profissionais do setor, além de, claro, ler a apólice com um profissional jurídico da sua confiança.
Se você quiser saber mais sobre segurança, confira a nossa página sobre rastreamento de frotas e mitigue ainda mais riscos na sua gestão.