Tendência nas frotas: ônibus e caminhões elétricos têm recebido destaque no Brasil

Conteúdo do artigo

Os ônibus e os caminhões elétricos, assim como os carros elétricos, já são uma realidade. Devido às vantagens que oferecem aos condutores e às empresas do setor de transportes, portanto, os automóveis têm ganhado cada vez mais destaque no Brasil, o que lhes configura uma nova tendência nas frotas do País. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

No passado, muitos pensavam sobre como seria o futuro do transporte. Enquanto alguns pensavam em carros voadores, outros visualizaram o desenvolvimento de automóveis elétricos. E esta segunda previsão tem se concretizado dia após dia, inclusive com a presença de ônibus e caminhões elétricos em frotas.  

A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes na indústria automobilística e fugir desse cenário não parece ser benéfico para as empresas que desejam oferecer altos níveis de satisfação não somente aos seus consumidores, mas também aos seus funcionários.

Além de garantir uma boa experiência ao cliente e ao colaborador, as empresas que desejam investir em tecnologia e em inovação devem estar atentas a questões ligadas à sustentabilidade, especialmente no que se refere à economia e à eficiência energética.

A presença de ônibus e caminhões elétricos já é uma realidade em algumas frotas de transporte de pessoas e de cargas no Brasil e, para que sua empresa possa se destacar nesse mercado competitivo, é fundamental que você acompanhe e se adapte às mudanças.

Como os ônibus e os caminhões elétricos funcionam?

A indústria de ônibus elétricos está em constante expansão. Por isso, muitas empresas têm buscado investir em opções mais sustentáveis, especialmente no que se refere ao uso de combustíveis alternativos

O mesmo cenário pode ser observado com os caminhões elétricos. Nesse caso, é válido ressaltar que os modelos disponíveis no mercado – inclusive no Brasil – são recentes e, por isso, não são considerados acessíveis para boa parte da população.

Apesar de ser uma realidade ainda distante de muitos, é necessário considerar que a novidade pode configurar uma tendência. Esta, por sua vez, com o passar do tempo, deve dar início a uma nova era no setor automobilístico e no segmento de frotas.

No Brasil, o Volkswagen E-Delivery é o mais recente caminhão elétrico produzido em série e totalmente em território nacional. Com atributos que oferecem mais autonomia e capacidade, o modelo custa entre R$ 780 mil a R$ 980 mil.

Como o próprio nome sugere, os caminhões elétricos funcionam à base de energia elétrica, que é fornecida por baterias confeccionadas em lítio e que podem durar, em média, até três horas para recarregar completamente.

Como investir em tecnologia em frotas de ônibus e caminhões?

Se você deseja investir em tecnologia e inovação em sua frota de ônibus e caminhões, mas acredita que a aquisição de veículos elétricos ainda é uma realidade distante, a principal recomendação é optar por dispositivos que auxiliem sua empresa a gerenciar suas frotas.

O investimento em tecnologias para o gerenciamento de frotas traz uma série de benefícios a empresas de todos os portes. Dentre as principais vantagens, destacam-se a produtividade, a otimização dos processos, a segurança e a excelente relação de custo/benefício.

Com o sistema Sinq, desenvolvido pela Asmontech, você tem acesso a recursos e ferramentas indispensáveis para uma boa gestão de frotas.

Quer saber mais sobre o Sinq e outras soluções da Asmontech? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe
Posts relacionados